Home Mercado da Bola Flamengo busca nome de consenso para substituir Paulo Sousa; Jorge Jesus e mais dois entram em pauta

Flamengo busca nome de consenso para substituir Paulo Sousa; Jorge Jesus e mais dois entram em pauta

Paulo Sousa vem acumulando críticas pelo desempenho do Flamengo na atual temporada

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A permanência do técnico Paulo Sousa não está completamente definida no Flamengo. A diretoria rubro-negra já avalia algumas opções para substituir o português. Oficialmente, o discurso é de que o ex-técnico da seleção polonesa está prestigiado.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores da América será fundamental para a sequência do técnico. Um empate diante da Universidad Católica nesta terça-feira, no Maracanã, garante o time na próxima fase da competição.

Desde a última semana, alguns nomes foram oferecidos ao vice de futebol Marcos Braz e o diretor executivo Bruno Spindel através de empresários influentes no clube. Porém, todos receberam a mesma resposta: “ainda não está na hora de trocar”.

PUBLICIDADE

Ainda segundo apurou a reportagem, uma das opções reais para assumir o clube é Jorge Jesus, que atualmente está sem clube após ser demitido do Benfica devido à má campanha no Campeonato Português. Ele ficou livre no mercado em dezembro de 2021.

Apesar do histórico de títulos pelo Flamengo, o Mister não conta com o apoio do presidente Rodolfo Landim para retornar à Gávea. A relação entre eles ficou estremecida quando o português decidiu retornar para o futebol português em 2020.

De acordo com pessoas próximas ao mandatário rubro-negro consultadas pelo Torcedores.com, a relação entre Rodolfo Landim e Jorge Jesus não está mais ruim como algumas pessoas andam propagando nos bastidores do clube.

Tanto que o presidente já até considera a possibilidade de se sentar à mesa para uma eventual negociação. Como parece pouco disposto a fechar com o Fenerbahçe, da Turquia, Jorge Jesus poderia optar por aceitar uma oferta mais baixa para voltar a comandar o Flamengo.

PUBLICIDADE

Cuca tem nome falado nos bastidores do Flamengo

Com passagem pelo Flamengo em 2005 e 2009, Cuca atualmente está desempregado desde que pediu demissão do Atlético-MG. Nos últimos dias seu nome passou a ser comentado nos bastidores da Gávea.

Internamente, há o consenso de que Cuca é o treinador brasileiro que mais se assemelha ao estilo de trabalho de Jorge Jesus. Além disso, os títulos conquistados por Atlético-MG e Palmeiras o credencia para um possível retorno ao clube carioca.

Apesar de não falar publicamente, o treinador vem se dedicando aos estudos a fim de voltar ao mercado no começo de 2023. O maior objetivo do treinador é assumir o lugar de Tite na seleção brasileira após a Copa do Mundo do Catar.

Enquanto isso não acontece, Cuca tem viagem marcada para a Europa. Além de fazer o curso de treinado da UEFA, ele irá conhecer a estrutura de equipes da Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal.

PUBLICIDADE

Por ora, Cuca, que venceu o Campeonato Brasileiro de 2016 e 2021, não pretende voltar a trabalhar. De acordo com pessoas próximas ao seu estafe, o treinador poderia repensar sua condição caso viesse a receber uma proposta do Flamengo.

Argentino é o Plano C

Uma outra opção que sem sendo apontada para o Flamengo é Eduardo Coudet, de 47 anos. O treinador vem fazendo um bom trabalho no Celta de Vigo, da Espanha. E, por isso, teve seu contrato renovado até julho de 2024.

Na última semana, por exemplo, o argentino foi apontado para substituir o uruguaio Martín Lasarte no comando da seleção chilena. A “Roja” não fez boa campanha nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Com isso, não obteve vaga para o Mundial do Catar.

Mesmo que já venha monitorando o mercado da bola, o Flamengo ainda tem um grande objetivo para cumprir na atual temporada, que é avançar na Copa Libertadores da América. Atualmente o time está na primeira colocação do Grupo H com 10 pontos.

PUBLICIDADE

Relembre primeiro jogo de Jorge Jesus no Maracanã dirigindo o Flamengo. Veja o vídeo!

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJUV3o1aUNhQiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]