Home Futebol Grêmio: Roger Machado faz treino debaixo de chuva para enfrentar Criciúma hoje

Grêmio: Roger Machado faz treino debaixo de chuva para enfrentar Criciúma hoje

Grêmio passa por fase ruim no campeonato e precisa vencer o jogo de hoje pela Série B do campeonato Brasileiro

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Não é segredo para ninguém que acompanha o futebol gaúcho que o Grêmio não está no melhor momento de sua história. Muito pelo contrário. A equipe comandada por Roger vem tendo dificuldade para vencer na Série B do Brasileirão. Não só dificuldade para vencer, na verdade vem tendo problemas sequer para pontuar no campeonato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nessa quarta-feira, no último treino da equipe principal antes do jogo contra o Criciúma, Roger Machado liderou o treinamento sob muita chuva em Porto Alegre. Lembrando que o estado do Rio Grande do Sul foi um dos mais afetados pelo ciclone Yakecan e a chuva tem sido frequente em muitas áreas do estado.

Na parte do treino aberta aos jornalistas, foi possível perceber à distância a conversa de Roger com o plantel tricolor. A dificuldade principal do técnico é recuperar o ambiente e remobilizar os jogadores depois do desempenho ruim contra o Ituano, fora de casa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Denis Abrahão, atual vice-presidente de futebol do Grêmio, considerado pela torcida como um dos principais culpados pelo desempenho ruim da equipe na Série B, chegou a cobrar publicamente o elenco, dizendo que faltou “alma” ao time. A crítica pegou muito mal junto aos jogadores e muitos temem que o time piore diante de tanta pressão externa e interna.

No treinamento fechado dessa quarta, Roger testou novas variações para o time que começa o próximo jogo. Elkeson é o favorito para se tornar titular depois dos desempenhos recentes, resta saber quem deve sair da equipe. Uma possibilidade é a entrada de Elkeson no lugar de Elias, que não vem tendo bons desempenhos. Outro que pode sair da equipe é Gabriel Silva, para o retorno do volante Lucas Silva.

Porém, essa última opção, por ser um jogo em casa, deve ser avaliada por Roger até o último minuto antes da divulgação da escalação oficial. O retorno de Lucas Silva e consequentemente de um esquema com 3 volantes é uma ideia que desagrada a grande maioria da torcida gremista, que pede mais ofensividade para o time do Grêmio.

PUBLICIDADE

Outra decisão que Roger precisa tomar é na lateral direita. Rodrigo Ferreira está fora por lesão, assim como Edílson. Resta saber se ele voltará a utilizar na função o zagueiro Rodrigues, de bons desempenhos no final do Gauchão. Ou arriscará uma nova improvisação com a entrada de Sarará na função.

PUBLICIDADE

Roger ameaçado?

Dentro da torcida do Grêmio já há quem peça a saída imediata de Roger Machado e Denis Abrahão. O primeiro pelo desempenho ruim do time na Série B do campeonato brasileiro mesmo com um elenco 3 vezes mais caro do que o segundo mais valioso.

Roger tem tido dificuldades para resolver os problemas ofensivos do Grêmio. O esquema com 3 volantes não tem conseguido criar chances o suficiente para furar os bloqueios montados pelos adversários. Além disso, o esquema com 2 pontas também não tem trazido muitos resultados.

Já Denis é um pedido antigo do torcedor gremista, que deseja ver o dirigente demitido desde o rebaixamento no final de 2021. Esse ano a relação do dirigente com a torcida só piorou depois de entrevistas polêmicas e contratações que não trouxeram resultado, como o caso de Benítez.

PUBLICIDADE
Better Collective