Home Mercado da Bola Mercado da bola: Barcelona pode perder até 13 jogadores; veja a lista

Mercado da bola: Barcelona pode perder até 13 jogadores; veja a lista

Time catalão deve reformular o elenco para a próxima temporada do futebol europeu

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

O Barcelona terminou, neste domingo (22), uma temporada em que não conquistou títulos e foi eliminado precocemente de campeonatos como a Uefa Champions League e Uefa Europa League, mas que também mostrou poder de reação ao garantir o segundo lugar do Campeonato Espanhol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O encerramento, contudo, não foi dos melhores: derrota por 2 a 0 contra o Villarreal, em pleno estádio Camp Nou. A tendência, agora, é que diretoria e comissão técnica reformulem o plantel.

De acordo com informações do jornal Sport, o time catalão deve perder até 13 jogadores. Alguns nomes da lista são atletas contratados por empréstimo. São os casos dos atacantes Luuk De Jong e Adama Traoré.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De Jong foi contratado junto ao Sevilla, enquanto que Traoré voltou para o Barcelona depois de passar alguns anos jogando pelo Wolverhampton.

Outros nomes têm contrato em vigor, porém o clube quer negociar. Nisso se enquadram o brasileiro Neto, os espanhóis Riqui Puig e Mingueza, o dinamarquês Braithwaite, além dos franceses Lenglet e Umtiti.

Ainda tem aqueles que estão em fim de contrato e, portanto, a agremiação azul-grená pode perder de graça. São os casos de Daniel Alves e Ousmane Dembélé.

PUBLICIDADE

Este último, inclusive, é especulado para jogar no PSG a partir da segunda metade de 2022. Alves, por sua vez, admitiu que não está com a permanência totalmente assegurada.

PUBLICIDADE

“Não sei se esse foi meu último jogo pelo Barcelona. Eu só vivo o momento atual, e o momento atual é um presente. Sempre deixei o espírito competitivo. Vou feliz com minha entrega e tomara que, ano que vem, em possa ficar. Caso contrário, vou 1000% agradecido a todos”, declarou o brasileiro após o jogo contra o Villarreal.

O jornal Sport também destaca que o Barcelona pode vender dois jogadores. Ambos são holandeses: Memphis Depay e Frenkie de Jong.

Uma possível saída de Depay se justifica pela alta concorrência no ataque. A quantidade de opções para o treinador Xavi Hernández pode aumentar em breve.

Isso porque o Barcelona negocia a contratação de Robert Lewandowski, conforme informam diferentes veículos da imprensa esportiva europeia.

PUBLICIDADE

Já o meio-campista De Jong é ventilado para se transferir para o Manchester United. O clube inglês contratou Erik Ten Hag, e De Jong foi semifinalista de Champions League, quando esteve sob o comando do treinador na época em que defendeu o Ajax.

Veja, a seguir, quais jogadores podem sair do Barcelona:

Neto (goleiro)

Dest (lateral)

Daniel Alves (lateral)

PUBLICIDADE

Umtiti (zagueiro)

Lenglet (zagueiro)

Mingueza (zagueiro)

Riqui Puig (meio-campista)

PUBLICIDADE

Frenkie de Jong (meio-campista)

Braithwaite (atacante)

Luuk de Jong (atacante)

Adama Traore (atacante)

PUBLICIDADE

Dembélé (atacante)

Depay (atacante)

Lista de nomes pode aumentar

Se por um lado o Barcelona deve devolver alguns jogadores que contratou por empréstimo, por outro, pode receber atletas que emprestou.

O time catalão pode ter Griezmann, Pjanic e Iñaki Peña de volta. Pjanic e Peña devem integrar o elenco na pré-temporada para serem avaliados pela comissão técnica liderada por Xavi Hernández.

PUBLICIDADE

Griezmann, por outro lado, deve ser comprado pelo Atlético de Madrid. Segundo informações do jornal Sport, a permanência do jogador já foi pedida pelo técnico do time colchonero, Diego Simeone.

Barcelona mira reforços de peso

O polonês Robert Lewandowski é o principal nome ligado ao time catalão. Em entrevista ao canal Sky Sports, o profissional eleito duas vezes o melhor jogador do mundo admitiu que não está com a permanência 100% assegurada no Bayern de Munique.

“É muito possível que este tenha sido meu último jogo pelo Bayern. Não posso dizer isso em 100%, mas pode ter sido. Queremos encontrar a melhor solução para mim e para o clube”, declarou.

Segundo a imprensa esportiva do Velho Continente, o Barcelona também negocia as contratações de Azpilicueta e Christensen. Ambos jogam no Chelsea.

PUBLICIDADE
Better Collective