Home Futebol Copa do Brasil, Libertadores e mais: veja todos os títulos da carreira de Renato Gaúcho

Copa do Brasil, Libertadores e mais: veja todos os títulos da carreira de Renato Gaúcho

Técnico tem uma carreira vitoriosa tanto na beira do campo quanto dentro dos gramados

Erick Montezano
Colaborador do Torcedores

Renato Gaúcho é um dos nomes mais folclóricos do futebol brasileiro, seja como treinador ou jogador. Não dá para falar de Renato sem mencionar o famoso “gol de barriga” na final do Campeonato Carioca de 1995, quando jogava pelo Fluminense, ou então a frase “vamos brincar no brasileiro”, ao cravar que o Tricolor das Laranjeiras seria campeão da Libertadores em 2008.

PUBLICIDADE

No entanto, não é só de folclore que vive o treinador. Isso porque Renato teve diversas conquistas em sua carreira, seja dentro dos gramados ou comandando na beira do campo.

Como jogador, Renato Gaúcho tem suas principais conquistas atuando pelo time do Grêmio. No imortal, Portaluppi venceu a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes em 1983, que foram suficientes para que ele ficasse marcado na história do clube. Contudo, ele ainda ganhou os estaduais de 1985 e 1986 pela equipe gaúcha.

PUBLICIDADE

No Rio de Janeiro, teve feitos relevantes como, por exemplo, os títulos da Copa União de 1987, Copa do Brasil de 1990 e a Supercopa de 1992, todos esses títulos conquistados pelo Flamengo. E mais o Campeonato Carioca de 1995 pelo Fluminense.

Em Minas Gerais, conquistou a Supercopa da Libertadores em 1992 e o Campeonato Mineiro, no mesmo ano, pela equipe do Cruzeiro.

Renato também tem um título jogando pela Seleção Brasileira em 1989, quando ganhou a Copa América daquela temporada.

Renato Gaúcho também acumula conquistas como treinador

Na beira dos gramados, Portaluppi concentra seus principais títulos pelo time do Grêmio. No Tricolor Gaúcho, conquistou uma Copa do Brasil em 2016, uma Libertadores em 2017, uma Recopa em 2018, além de três campeonatos estaduais pelo Imortal nos anos de 2018, 2019 e 2020. O técnico ainda ganhou a Copa do Brasil de 2008 pelo Fluminense.

PUBLICIDADE

Ao todo, incluindo as carreiras de jogador e treinador, são 16 títulos conquistados em 43 anos de atividade profissional no futebol.

PUBLICIDADE