O quarto título da Premier League nos últimos cinco anos consolidou ainda mais Pep Guardiola no Top-3 entre os técnicos com mais conquistas no futebol em todos os tempos. A virada épica do último domingo diante do Aston Villa resultou no 32º campeonato conquistado em apenas 14 anos de carreira do ex-volante como treinador, o que dá uma média de mais de duas taças por temporada.
De acordo com o levantamento do jornalista Rodolfo Rodrigues no UOL, os 32 títulos do técnico do Manchester City só são superados pelos 49 campeonatos festejados pelo escocês Alex Ferguson, ex-comandante do Manchester United, cuja soma foi obtida em 39 anos de casamata; e pelo romeno Mircea Lucescu, atualmente no Dínamo de Kiev, e suas 35 taças em 41 temporadas, boa parte ganhas com o Shakthar Donetsk.
Pep Guardiola chegou ao seu décimo título de campeonatos nacionais, o quarto com o City, onde está desde 2016. Em seis anos, o espanhol também possui uma Copa da Inglaterra, quatro Copas da Liga Inglesa e duas Supercopas Inglesas, totalizando 11 troféus com os Citizens, encostando nos 14 que conseguiu com o Barcelona entre 2008 e 2012. Ele ainda ganharia mais sete competições dirigindo o Bayern de Munique de 2013 a 2016.
Felipão é o melhor brasileiro do ranking
Na lista dos técnicos com mais títulos oficiais de todos os tempos, Luiz Felipe Scolari é o melhor brasileiro da relação. O atual comandante do Athletico-PR aparece na quinta colocação com 26 títulos, empatado com o escocês Jock Stein, que treinou o Celtic nos anos 60 e 70, além da seleção de seu país na Copa de 1982.
Carlo Ancelotti desponta em nono lugar no levantamento, com 23 conquistas. Marca pessoal que pode aumentar neste sábado (28), quando o técnico italiano entrar em campo na final da Uefa Champions League pelo Real Madrid diante do Liverpool, a partir das 16h (horário de Brasília), no Stade de France, em Saint-Denis (Paris).
Técnicos com mais títulos oficiais em todos os tempos:
1º Alex Ferguson (escocês) – 49
2º Mircea Lucescu (romeno) – 35
3º Pep Guardiola (espanhol) – 32
4º Valery Lobanovsky (ucraniano) – 29
5º Jock Stein (escocês) – 26
Luiz Felipe Scolari (brasileiro) – 26
7º Ottmar Hitzfeld (alemão) – 25
José Mourinho (português) – 25
9º Carlo Ancelotti (italiano) – 23

