O duelo mais esperado da temporada do futebol mundial está prestes a acontecer. Neste sábado (28), a partir das 16h pelo horário de Brasília se enfrentam Liverpool e Real Madrid diretamente do Stade de France em Paris com uma expectativa de excelente futebol com duas equipes de alto nível técnico.
No entanto, 45 minutos antes da bola rolar, um cerimonial de abertura será realizado com o show da cantora Camila Cabello no gramado do estádio francês. Depois disso serão 90 minutos de futebol para decidir o campeão da temporada 2021/22.
Caso tenhamos empate entre Liverpool e Real Madrid no tempo regulamentar teremos 30 minutos de prorrogação. Persistindo a igualdade no placar, a disputa por pênaltis definirá o campeão de uma das finais de UEFA Champions League mais esperadas de todos os tempos, sendo a primeira decisão com 100% da capacidade do estádio liberada desde o início da pandemia do novo coronavírus.
Prognóstico da partida aponta um Liverpool mais ofensivo
Tudo indica que o Liverpool terá maior imposição ofensiva principalmente na parte inicial enquanto o Real Madrid estará procurando pelos espaços nas transições ofensivas. Caso não tenhamos nenhuma surpresa de última hora a equipe de Jurgen Klopp deverá ser escalada no 4-3-3 com adaptações na fase ofensiva.
É provável que Fabinho seja posicionado à frente dos zagueiros para dar consistência ao meio-campo. contribuindo decisivamente com as linhas altas nas fases defensivas para pressionar as saídas do Real Madrid. Na pressão pós-perda, três jogadores se aproximam do lado onde está a bola para criar vantagem numérica. Os Reds provavelmente não terão Thiago Alcântara á disposição para o duelo enquanto a equipe de Carlo Ancelotti chegará sem nenhum desfalque.
Além de uma ligeira vantagem tática, o Liverpool também poderá explorar o jogo aéreo como um triunfo nesta decisão pois a dupla Van Dijk e Matip enfrentará do outro lado a dupla Eder Militão e Alaba, dois jogadores defensivos que sofreram em momentos importantes com lances de bola parada.
Mas nem tudo representa vantagem para o Liverpool no duelo tático e o Real Madrid contará com o excelente potencial de Mendy e o apoio de Alaba para tentar fechar os espaços de Mohamed Salah e impedir maior desenvolvimento da construção ofensiva dos Reds no terço final do campo. Por fim, cabe ressaltar a importância que Vinícius Júnior terá no jogo pois tudo indica que o brasileiro terá um duelo direto contra Alexander-Arnold nos contragolpes com Karim Benzema.
Jurgen Klopp busca terceiro título na temporada
A grande decisão entre Liverpool e Real Madrid também colocará frente a frente dois excelentes técnicos que são de gerações diferentes. Pelo clube inglês, Jurgen Klopp tentará levantar seu segundo título de UEFA Champions League, conquistado pela primeira vez em 2019 diante do Tottenham em clássico inglês ocorrido em Madrid.
O técnico alemão conseguiu se destacar na carreira a partir de 2010 quando conquistou dois títulos consecutivos da Bundesliga pelo Borussia Dortmund, mas não conseguiu vencer a Champions League em sua primeira final disputada em 2013 diante do Bayern de Munique (1-2) em clássico alemão disputado no Wembley numa das finais mais marcantes da história da competição.
Considerando apenas finais continentais, Klopp voltou ao protagonismo em 2016 com a decisão da UEFA Europa League mas acabou sendo derrotado novamente com o Borussia Dortmund, desta vez pelo Sevilla (1-3), um dos clubes mais tradicionais da competição. Mais dois anos depois: outra final perdida. Já com o Liverpool, o técnico alemão presenciou falhas consecutivas do goleiro Karius e foi derrotado pelo Real Madrid.
Na temporada 2021/22 o Liverpool chegou a ficar perto de fazer história com uma possibilidade de quádrupla coroa inédita que permaneceu viva até o último final de semana, antes do Manchester City virar para cima do Aston Villa por 3 a 2 e levantar a taça da Premier League. Os Reds venceram o Chelsea nas finais da FA Cup e Copa da Liga Inglesa.
Carlo Ancelotti pode se tornar o maior campeão da Champions League
Do outro lado está o vencedor consagrado Carlo Ancelotti, o único técnico que venceu os cinco maiores campeonatos do futebol mundial (Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão, Francês). Diferentemente do rival, o primeiro título do italiano veio rapidamente em 2003 no clássico diante da Juventus vencido nos pênaltis em Old Trafford.
A segunda decisão acabou sendo uma das maiores histórias da Champions League pois o Milan abriu 3 a 0 no primeiro tempo mas acabou sofrendo empate do Liverpool no segundo tempo do tempo regulamentar, perdendo o título nos pênaltis. Em 2007, ainda sob comando do Milan, Ancelotti conseguiu superar os Reds com placar de 2 a 1.
Na primeira passagem pelo Real Madrid, Carlo Ancelotti conseguiu chegar à decisão da Champions em 2014 onde conquistou a famosa “décima” diante do Atlético de Madrid empatando o jogo nos acréscimos do segundo tempo regulamentar com Sérgio Ramos e marcando três gols na prorrogação para conquistar o histórico título.
Após duas temporadas de títulos nacionais pelo Bayern de Munique e passagens por Napoli e Everton, Carlo Ancelotti retornou ao Real Madrid em 2020 para tentar reerguer o clube dentro de campo e conseguiu cumprir essa missão com maestria, disputando o título de La Liga em 2020/21 até o fim e conquistando o título de 2021/22 com bastante antecedência. Agora, resta buscar o recorde histórico de maior vencedor da história da Champions League.

