Home Futebol Grêmio fica no 0 a 0 com o Vila Nova em Goiânia

Grêmio fica no 0 a 0 com o Vila Nova em Goiânia

Time gaúcho amarga o quarto jogo sem vencer na Série B e continua fora do G4

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Em mais uma atuação nada inspirada, o Grêmio não conseguiu sair do empate sem gols com o Vila Nova neste domingo (29), no Estádio Serra Dourada em Goiânia, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O tricolor gaúcho termina a rodada na quinta colocação, com 13 pontos, a dois do Sport, o primeiro do G4.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Experimentado na Recopa Gaúcha, quando o Grêmio goleou o Glória por 5 a 0 na última terça (24), o esquema 3-5-2 foi a novidade trazida a campo por Roger Machado no Serra Dourada. Rodrigues se juntou a Geromel e Bruno Alves entre os zagueiros.

Mesmo com o calor de 30 graus em Goiânia, as duas equipes partiram para o ataque assim que o jogo começou. Antes mesmo do primeiro minuto, o Grêmio criou sua primeira chance. Villasanti numa arrancada pela direita obrigou o goleiro Tony a praticar uma difícil defesa. Na sequência, o arqueiro da equipe goiana agarrou um chute de fora da área de Biel. O time da casa respondeu com um cruzamento perigoso espalmado por Brenno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Gol de Diego Souza anulado

O Grêmio foi tomando conta do jogo. Aos sete minutos, Biel recebeu livre no corredor esquerdo. Invadiu a área livre e, mesmo assim, chutou em cima de Tony, que conseguiu espalmar. No lance seguinte, Villasanti fez boa jogada na linha de fundo após ganhar no corpo do zagueiro e passou pra Diego Souza mandar pras redes. Mas a arbitragem anulou o gol, marcando falta do paraguaio no adversário.

Aos 24 minutos, o Vila Nova teve sua primeira oportunidade. Após Campaz perder a bola na intermediária, o time da casa teve um contra-ataque. A bola sobrou pra Matheuzinho com liberdade na grande área, mas o chute foi pra fora. Na parada técnica para hidratação, Roger pediu mais firmeza no jogo para o colombiano.

PUBLICIDADE

A partida ficou morna nos 15 minutos finais da etapa inicial. Somente aos 48 minutos, surgiu uma nova situação de perigo. Após cobrança de escanteio, Rodrigues cabeceou no canto esquerdo. Mas Tony foi buscar, fazendo uma grande defesa. As duas equipes foram para o vestiário sem balançar as redes.

PUBLICIDADE

Sete segundos iniciais frenéticos

Roger voltou com Janderson no lugar de Campaz. Bastou começar o segundo tempo pro Vila Nova criar sua situação mais perigosa na partida. Logo na saída de bola, Brenno praticou grande defesa em chute cruzado de Pablo Dyego. Na sobra, o time da casa pediu um toque na mão de Bruno Alves, após tirar em cima da linha, quase se chocando com a trave, a cabeçada de Daniel Amorim. Tudo isso apenas nos primeiros sete segundos. O VAR foi consultado, mas o pênalti não foi marcado. Pouco depois, Mateus Sarará saiu machucado, dando lugar a Jhonata Varela.

O lance que abriu o segundo tempo simbolizou a postura das duas equipes nos 45 minutos finais. O Vila Nova passou a ser mais ofensivo, ocupando o campo de ataque, com o Grêmio apostando em contra-golpes.

Janderson idealiza duas chances

PUBLICIDADE

Aos 22 minutos, os visitantes passaram a encontrar mais oportunidades. Janderson escapou pela esquerda. Ele achou Biel, que ajeitou para Bitello chutar de fora da área. A bola passou rente à trave esquerda. Na sequência, mais uma jogada de Janderson. Jhonata Varela recebeu do atacante e rolou para Biel arrematar por cima.

Aos 27 minutos, Roger desfez o 3-5-2 ao inserir o atacante Elias Manoel no lugar do zagueiro Rodrigues. O Vila Nova voltou a ter mais volume na frente, porém não conseguia criar chances claras. O Grêmio seguia confiando, nas escapadas de Janderson pela esquerda, suas principais alternativas. Aos 32 minutos, Elias Manoel arriscou de fora da área, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.

O Vila Nova seguia insistindo, mas sem levar perigo pra Brenno. Aos 35, Rafael Donato entrou livre na grande área, mas cabeceou torto após cobrança de falta. Um minuto depois, Matheuzinho chutou cruzado, com a bola passando perto da trave direita. O goleiro gremista ainda agarrou firme um chute sem perigo de Daniel Amorim, que também perderia uma oportunidade na pequena área.

Aos 45 minutos, os jogadores do Grêmio ainda reclamaram de um possível pênalti, alegando um toque com o braço do zagueiro do time goiano. Mas nada foi marcado e o jogo se encaminhou em definitivo para o 0 a 0. Já são quatro rodadas sem vitória na Série B.

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA
VILA NOVA 0-0 GRÊMIO

Data: 29/05/2022, 16:00
Estádio: Serra Dourada
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Público: 7.030
Renda: R$ 215.095,00
9ª rodada do Campeonato Brasileiro – Série B

Cartões amarelos: Matheuzinho (VL); Geromel (G)

Vila Nova: Tony, Alex Silva, Renato, Alisson Cassiano (Rafael Donato) e Bruno Collaço; Rafinha (Pedro Bambu), Pablo Roberto (Ralf), Wagner (Jean Silva) e Matheuzinho; Pablo Dyego e Daniel Amorim. Técnico: Dado Cavalcanti.

PUBLICIDADE

Grêmio: Brenno, Geromel, Rodrigues (Elias Manoel) e Bruno Alves; Mateus Sarará (Jhonata Varela), Villasanti, Bitello, Campaz (Janderson) e Nicolas; Biel (Benítez) e Diego Souza (Elkeson). Técnico: Roger Machado.

Better Collective