Barcelona vem adotando algumas medidas drásticas para arrecadar dinheiro. Uma delas é, portanto, reduzir salários de alguns jogadores. Além disso, prevê a venda de ativos e agora plano de alugar o Camp Nou, casa do Barça.
O Barcelona viveu muitos momentos de glórias nas últimas décadas. No Camp Nou, desfilaram os melhores jogadores do planeta, como Romário, Rivaldo, Ronaldinho, Messi e Neymar. No entanto, a crise econômica o faz agora alugar seu estádio como medida para arrecadar fundos.
O presidente Joan Laporta tem o desejo de ter uma equipe competitiva em todas competições em que disputar. Todavia, a falta de dinheiro e o alto custo da folha salarial interrompem os planos do time de Xavi.
Para que possa contratar, o Barça necessita de dinheiro e baixar o custo de seu elenco, para que assim sane suas economias e respeite o fair play financeiro.
Barcelona terá o Camp Nou alugado
A informação de que o Barcelona irá alugar seu estádio parte do jornalista espanhol, Josep Pedrerol, do ‘El Chiriguito’. Portanto, o Barça irá alugar o Camp Nou ainda neste mês para arrecadar fundos para reformá-lo.
De acordo com a informação, o Barça, sem dinheiro, permitirá partidas de 60 minutos e cobrará 300 euros por jogador. Já há um tempinho que o Barça vem lidando com problemas financeiros. Devidos aos quais, levou seu principal ídolo, Lionel Messi, sair do clube para se juntar a Neymar e Mbappé no PSG.
A equipe treinada por Xavi, afirmou nos últimos dias que jogará no Estádio Olímpico, na Catalunha, enquanto o Camp Nou estiver em reformas.
O técnico do Barcelona, Xavi Hernández, tem o desejo de pelo menos seis reforços. Todavia, no momento o Barça não pode contratar para não ultrapassar os limites de gasto permitidos. Desta forma, reduzir os salários de alguns jogadores ganha força cada vez mais.
O jogadores aceitariam relutantemente as reduções salariais anteriores – durante a crise da pandemia da covid-19. Portanto, o Barcelona vê que não será uma tarefa fácil; pois os atletas indicam dificultar tal planejamento.
Além disso, o Barça pretende comercializar até 49,9% da Barça Licensing & Merchandising (BLM); empresa que coordena os processos de licenciamentos do clube. E ainda vender 25% da renda dos direitos televisivos da La Liga e colocou jogadores como o Frankie de Jong no mercado para conseguir faturar dinheiro.
A culpa é da gestão anterior
O presidente do Barcelona, Joan Laporta, culpa os dirigentes que antecederam ele, pelo atual momento complicado que a equipe passa.
“Talvez teremos que reduzir a folha salarial de uma maneira que não é a que gostaríamos. É muito elevada, herdada de quem estava em gestões anteriores no clube, mal por certo; e é muito difícil reconduzir por uma via pacífica. Talvez devemos acudir a uma via mais drástica e mais confiante para ter o fair play financeiro, porque o que não queremos é uma equipe que pensamos que deve se reforçar, para ser mais competitiva e poder aspirar tudo aquilo que o Barça deve aspirar, e se vê limitada pelo fair play. A folha salarial esportiva que temos é 40% superior ao resto das equipes”, disse o presidente do Barcelona em entrevista ao ‘L’Esportiu’.

