Cumprindo a suspensão automática, Gabigol desfalcou o Flamengo neste domingo (5) na derrota por 2 a 1 diante do Fortaleza, no Maracanã. A ausência do atacante em campo foi sentida, já que o aproveitamento do time sem o seu principal goleador cai drasticamente quando o assunto é cobranças de pênalti.
Desde que chegou ao clube, o camisa 9 converteu 23 de 24 penalidades cobradas. Um aproveitamento de 96%. O número cai drasticamente quando outro batedor assume a responsabilidade: das nove cobranças realizadas por outros jogadores, apenas duas foram às redes. Um aproveitamento de 22%.
Conversão de pênaltis do Flamengo desde o começo de 2019 (por torneios nacionais e internacionais):
— SofaScore Brazil (@SofaScoreBR) June 5, 2022
Com Gabriel batendo: 96% (23/24)
Sem Gabriel batendo: 22% (2/9) pic.twitter.com/pBwpliP1iE
Neste domingo (6), o cobrador da vez foi o atacante Pedro. Aos três minutos do segundo tempo, o VAR revisou um lance de toque do zagueiro Marcelo Benevenuto no atacante e marcou a penalidade. O camisa 21 foi para a bola, deslocou o goleiro Marcelo Boeck, mas mandou na trave.
Esse foi o terceiro pênalti perdido de Pedro com a camisa do Flamengo. Além da cobrança deste domingo (5), o atacante foi para a bola parada em sete oportunidades, converteu em 4, uma foi defendida pelo goleiro e outra foi para fora. Um aproveitamento de 57%.
Desde que chegou ao Flamengo, Pedro cobrou 7 penalidades (5 no tempo regulamentar e 2 em disputa) e perdeu 3!
— Espião Estatístico (@EspiaoEstatist) June 5, 2022
Foram 4 gols, 1 defendido, 1 na trave e 1 anulado por dois toques na bola – 57% de aproveitamento #trmaraca
📷: Fernando Moreno/AGIF pic.twitter.com/fo6RP31E4X
Gabigol de volta
O atacante Gabigol participou dos treinos da semana e deve retornar aos gramados na próxima rodada, quando o Flamengo encara o Red Bull Bragantino. A partida está marcada para as 20h30 da próxima quarta-feira (8), na casa do time paulista.

