A relação institucional entre Real Madrid e Atlético de Madrid não está nos melhores momentos da história. De acordo com o jornalista Antón Meana, a equipa que acaba de ganhar mais uma Champions League pretende quebrar o pacto de não agressão, que existia há anos entre os dois clubes. E isso porque o Real teria descoberto que o Atlético bateu na porta de times de base da equipe multi-campeã.
Na publicação do jornal El Larguero, Antón Meana foi ainda mais fundo na informação. O jornalista assegurou que “amanhã é um dia importante: haverá uma conversa formal entre o Real Madrid e o Atlético. Fontes do Real Madrid explicam que pretendem romper o pacto de não agressão. O desconforto é enorme em as duas equipes. Após dias de debates internos, o assunto foi transferido para a diretoria. Será colocado na mesa para quebrar o pacto de não agressão”.
“Deve ser corrigido. Isso me parece coisa do século 18. Se neste momento há um jogador interessado em sair do Real Madrid, não entendo que isso não seja possível se pagar sua cláusula ou ficar sem contrato”, revelou Kiko Narváez, ex-jogador do Atlético de Madrid, no programa El Sanhedrin de footballers.
Álvaro Benito, ex-jogador e apresentador, considera que “o que não faz sentido é que não vendam uns aos outros, mas sim, ao Barcelona. Mexer em atletas de base é uma questão delicada, porque o esforço que fazem em todos eles nas áreas de recrutamento e o treino é muito bom para que depois, quando fizerem 16 anos, possam escolher outro destino”, referindo-se ao trabalho realizado no Real Madrid, de formação de jovens atletas.
Além disso, o ex-jogador do Real Madrid destacou que “isso não pode ser o Velho Oeste. O período dos 12 aos 13 anos, quando começam a se destacar, até os 19 anos, quando podem dar o salto, são muito delicados. Perde-se muitos jogadores bons pelo caminho, porque eles pensam que já são profissionais”, revelou.
“Nos torneios infantis, descobrimos que certas equipes chegam para apenas contratar os melhores jogadores”, revelou Raúl Ruiz, também ex-jogador do Real Madrid.
Agora, a tensão entre o Real Madrid e o Atlético deve aumentar nos próximos dias, podendo ser quebrado o c. los”, diz ele. Finalmente, Gustavo López apresenta uma possível solução. “Penso que devem ser colocados impedimentos para que quando um clube que não é de elite se dedique única e exclusivamente à formação de crianças, possa receber uma indemnização quando contratar um jogador”, defende.

