Home Futebol Quem é Vitinha, meia do Porto, que está prestes a fechar com o PSG?

Quem é Vitinha, meia do Porto, que está prestes a fechar com o PSG?

Pelo Porto, Vitinha venceu as duas principais competições do futebol português

Carlos Eduardo Bertin
Jornalista, Publicitário e Mestre em Comunicação Social. Editor do site Torcedores. Escreve sobre Futebol, Cultura, Economia, Finanças, Saúde e Educação, com passagem por agências de comunicação e veículos jornalísticos. Além disso, tem experiência em edição de conteúdo jornalístico, Educomunicação, elaboração e apresentação de artigos acadêmicos e avaliação de artigos para revista acadêmica (Iniciacom). Perfil do Twitter: https://twitter.com/Cadu_Bertin

O PSG deve anunciar nos próximos dias a contratação do meia Vitinha, pelo valor de 40 milhões de euros, segundo o jornal português A Bola

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O jogador tem 22 anos e se destacou na temporada 2021-2022, sendo uma peça fundamental da equipe do Porto, na conquista dos dois principais títulos do futebol português: a Liga Portugal e a Taça Portugal.

Com as boas atuações pelo clube de Sérgio Conceição, o atleta recebeu a primeira oportunidade na seleção de Portugal, entrando em campo pela primeira vez com a camisa do seu país nas eliminatórias da Copa do Mundo. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na partida contra a Macedônia do Norte, o meia entrou, aos 90 minutos, no lugar de João Moutinho. Entretanto, apesar do pouco tempo no duelo decisivo para a vaga no Mundial do Catar, Vitinha jogou os dois últimos confrontos da seleção portuguesa pela UEFA Nations League. 

No jogo contra a República Tcheca, ele começou no banco de reservas, mas entrou aos 68 minutos, no lugar de Bernardo Silva. Já na partida contra a Suíça, esteve entre os 11 titulares, porém, foi substituído, aos 62 minutos, pelo mesmo Bernardo Silva. 

Características do jogador 

O atleta do Porto atua como meio-campo e tem como principais características o toque de bola preciso, os lançamentos longos e o controle de bola na segunda metade do campo. 

PUBLICIDADE

Durante a Liga Portuguesa, Vitinha teve em média 34,8 passes no campo adversário, um número considerável em comparação aos 22 toques no campo do próprio time, segundo os dados do SofaScore

PUBLICIDADE

Além disso, o jogador também destaca pelos dribles curtos, sempre em direção ao gol do time oponente, e chutes fortes de fora da área. 

Antes da boa temporada pela Porto, Vitinha jogou a Premier League

O meia Vitinha foi revelado no Porto. No entanto, foi emprestado ao Wolverhampton na temporada 2020-2021. Apesar da oportunidade de atuar no futebol inglês, sua passagem pelo clube não foi das mais marcantes. 

Pela Premier League, jogou 19 partidas, apenas cinco delas como titular. Durante a competição, ele deu uma assistência que resultou em gol, mas não chegou a balançar as redes no campeonato. 

Já na FA Cup, jogou duas partidas como titular e marcou somente um gol no torneio. 

PUBLICIDADE

Após a temporada no clube inglês, o jogador voltou ao Porto, onde realizou uma temporada significativa em 2021-2022. 

Números de Vitinha no Porto

Os números de Vitinha na Liga Portugal são bastante positivos. O jogador participou de 30 partidas, 27 delas entrando como titular, e alcançou uma média de 75 minutos em campo por jogo. Em toda a competição, ele marcou dois gols e deu três assistências. 

Além disso, o atleta esteve na equipe da semana por sete vezes, considerando as avaliações do SofaScore. No app que mede o desempenho dos jogadores em campo, ele teve uma média geral de 7.47/10 na Liga Portuguesa. 

Já na Taça Portugal, ele participou de sete confrontos, deu uma assistência e balançou as redes por duas vezes na competição. Uma delas, inclusive, na final contra o Tondela. 

PUBLICIDADE

Embora o desempenho de Vitinha tenha sido acima da média nas competições portuguesas, o atleta teve atuações modestas na UEFA Champions League, entrando em campo por seis vezes, mas apenas uma delas como titular.  

E na UEFA Europa League, ele jogou quatro partidas, duas entre os 11 iniciais. 

Como a contratação de Vitinha pode contribuir para a equipe do PSG? 

Caso seja confirmada, a contratação de Vitinha pode ser benéfica ao time do PSG, uma vez que a construção de jogadas, do meio de campo para o ataque, é uma das principais deficiências do time de Paris, sobretudo quando o italiano Marco Verratti não está atuando. 

Em diversos jogos da temporada, o brasileiro Neymar precisou fazer a função de armador, servindo Messi e Mbappé no ataque.

PUBLICIDADE

Por isso, a chegada de Vitinha poderá ser vantajosa também ao jogador brasileiro, já que ele poderá atuar mais próximo da área, tendo assim mais oportunidades de fazer gols, dar dribles e assistências aos seus companheiros. 

Isso, claro, se Neymar não for negociado para outro clube na próxima janela de transferências. 

Better Collective