Depois de perder para o Atlético-GO no último domingo (19), o Juventude demitiu o treinador Eduardo Baptista. O clube gaúcho, que anunciou a saída do técnico no dia seguinte, já está na procura de um novo comandante, e o nome de Umberto Louzer é o mais cotado para assumir o comando.
O treinador, que comandou pela última vez o mesmo Atlético Goianiense, foi demitido pelo Dragão em 15 de maio. Na ocasião, o time foi derrotado pelo Atlético-MG por 2 a 0, e estava pressionado na Copa Sul-Americana, onde conseguiu a classificação.
Para o torcedor do Juventude, Louzer é um nome conhecido no Alfredo Jaconi. Ainda como atleta, o ex-volante atuou pela equipe em 2010 e 2011, conquistando o título da Copa FGF e o torneio do Interior Gaúcho em 2011. Após jogar pelo Jaconero, também vestiu a camisa do rival Caxias, encerrando a carreira no Paulista de Jundiaí.
Como treinador, iniciou a carreira em 2018 pelo Guarani. Anteriormente, foi auxiliar técnico do Paulista, e também esteve no mesmo cargo no bugre, antes de ser promovido interinamente. Desde lá, treinou clubes como Chapecoense, Vila Nova, Coritiba e Sport, até chegar ao Atlético Goianiense. No Dragão, Louzer conquistou 11 vitórias de 23 partidas disputadas, além de 8 empates e 4 derrotas.
Pelos lados do Juventude, a lanterna no Brasileirão Série A é o grande motivo para a demissão de Eduardo Baptista. O treinador, que fez grande campanha com o Mirassol em 2020 e 2021, teve um tempo de empréstimo ao Remo, antes de pedir para sair do interior paulista e comandar o clube de Caxias do Sul.
É esperado pela diretoria do clube jaconero anunciar a chegada do novo treinador o mais breve possível, já que no próximo domingo (26) a equipe visita o São Paulo, no Morumbi, pela 14ª rodada do Brasileirão.

