O jornalista esportivo Mauro Cezar Pereira entrou com ação na Justiça do Trabalho contra sua ex-empregadora a Disney, dona dos canais ESPN e Fox Sports. De acordo com o “Notícias da TV”, o comunicador pede no processo reconhecimento de vínculo empregatício e pagamento de direitos trabalhistas, como férias, 13ª salário, horas extras, entre outros.
O processo foi acionado no fim de 2021, praticamente um ano depois de Mauro Cezar deixar a ESPN por não aceitar as então “novas regras” da empresa. A Justiça tentou um acordo entre o jornalista e a Disney, mas a empresa não fez nenhuma oferta.
A ação do comentarista, que atualmente trabalha para o SBT e para a rádio Jovem Pan, além de seguir com seu canal no Youtube, corre na 28ª Vara do Trabalho de São Paulo, vinculada ao TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região).
Mauro Cezar trabalhou exclusivamente na ESPN até 2018, quando uma política da empresa diminuiu os salários dos colaboradores contratados por PJ (Pessoa Jurídica, sem carteira de trabalho assinada) em até 25%.
Em 2021, a Disney passou a determinar que todos os seus talentos teriam que assinar contrato de exclusividade, o que não foi aceito por Mauro Cezar e alguns outros profissionais, que acabaram deixando a empresa, como o apresetnador Benjamim Back, o Benja.
Além de Mauro Cezar, outros jornalistas processam a Disney atualmente após deixarem a empresa por demissão. São os casos de José Ilan e Flávio Gomes, e também de Dudu Monsanto e Juliana Veiga.
Segundo o “Notícias da TV”, Mauro Cezar confirma a ação na Justiça, mas prefere não comentar o assunto. A Disney, por sua vez, não comenta processos em andamento.

