A jovem Giovanna Waksman, de apenas 13 anos, é jogadora do time sub-13 do Botafogo. Porém, como não existe time feminino na categoria, Giovanna atua junto com os meninos.
Em um vídeo feito pela jornalista Deborah Rocha, fundadora do canal “O que é impedimento?”, mostra que a garota vem sendo frequentemente vítima de insultos machistas nos jogos do Botafogo.
Após uma partida contra o São Cristóvão, Giovanna fez um desabafo em suas redes sociais contando mais detalhes sobre o machismo que vem sofrendo. O curioso é que a atleta afirmou que a maior parte das ofensas vem das mulheres.
“Gritam mandando me matar, dizendo para não deixar eu jogar, que futebol é para homem. E coisas muito piores também. A maioria (dos gritos) vem de mulheres, as mães dos meninos. Um absurdo! O fato de eu ser menina pesa porque os pais (dos atletas adversários) não aceitam quando vou melhor do que eles. Mas os meninos não têm isso (de xingar). Eles obedecem o que os pais mandam eles fazerem. Eu jogo, vou para cima deles e eles me batem”, disse Giovanna.
Jornalista defende a jovem
Durante o programa “Redação Sportv”, do grupo Globo, desta segunda (27), a comentarista Renata Mendonça repudiou os atos machistas que a jovem vem sofrendo. No programa, a jornalista fez duras críticas em tom de desabafo. Além de criticar os atos machistas direcionados, ela também criticou a não existência do sub-13 feminino.
“Você está tentando batalhar por espaço para as mulheres no futebol e a menina está ocupando um espaço que ela conquistou, sendo que o ideal seria ter times femininos. Por conta do contexto em que vivemos onde as mulheres são excluídas do futebol, ela já teve que lutar muito por esse espaço dentro de campo e os pais destas outras crianças falam essas barbaridades para, eles perpetuam esse preconceito abominável. É desesperador o que essa menina vive”, declarou Renata.
Botafogo presta homenagem
No clássico contra o Fluminense, Giovanna entrou junto com os jogadores do Botafogo e ficou perfilada com eles na execução do hino nacional. A jogadora ainda recebeu a faixa de capitão de Joel Carli.
Veja o momento abaixo:
EM CAMPO PARA O CLÁSSICO 🔥 Giovanna entra com Carli e recebe a faixa de capitão do zagueiro alvinegro💪🏼 pic.twitter.com/OGyRmuElJa
— Botafogo F.R. (@Botafogo) June 26, 2022
Por fim, Renata Mendonça também comentou esse ato, elogiando o Glorioso.
“Foi legal o que o Botafogo fez ontem, acho que é importante para dar a resposta a esses pais, dizendo: ‘olha não é assim que vamos combater nada. Precisamos mostrar que essa menina conquistou seu espaço e ela está aqui para compartilhar do protagonismo junto com os caras'”, completou.
Giovanna Waksman é a única menina atuando no Campeonato Metropolitano Sub-13, que é uma competição mista. A camisa 10 alvinegra participou de 21 dos 34 gols do Botafogo nos 13 jogos na competição – foram oito gols e 13 assistências.

