Algo incomum no futebol vem acontecendo na negociação envolvendo Dembélé e o Barcelona: Uma batalha de propagandas tomou conta da questão.
O Barcelona divulgou na mídia uma suposta nova oferta ao jogador, com o intuito de se vender como lado forte da negociação. Em resposta, os representantes do atleta lançaram à mídia a informação de que não a proposta do time espanhol não existia e que o francês não aceitaria essa “humilhação” financeira e esportiva.
No entanto, por trás dessas manobras propagandistas, a única verdade de que se tem confirmação é de que o representante de Dembélé esteve em contato com a direção do Barcelona por ordem do jogador. O objetivo foi negociar as condições de uma possível continuidade. Inclusive com Xavi presente na mesa de negociações.
Dentro do Barcelona, por muitos meses se teve a certeza de que o jogador estava com um contrato assinado com o PSG. No entanto, a saída do dirigente Leonardo, do time francês, somado à renovação de Mbappé, mudaram tudo e a negociação, se realmente existia, está cancelada.
Então, agora a permanência de Dembélé na Espanha é uma possibilidade real, mas há um jogo de forças por trás na questão. Confira quem perde e quem saí ganhando com essa história.
Xavi, técnico do Barcelona
Xavi não liga para os números por trás da negociação, somente com o desempenho do atleta em campo. E as estatísticas mostram que a permanência dele em Barcelona faria o comandante sair ganhando.
Dembélé teve um desempenho espetacular nos últimos meses da temporada passada. Ele acabou sendo o líder de assistências do Campeonato Espanhol, com 13 passes. Além disso, também ajudou com muitos gols.
Dentro do elenco do time espanhol, Xavi não conta com outros alas tão qualificados e a sua perda seria ruim para o técnico.
Mateu Alemany, diretor de futebol do Barcelona
O diretor de futebol do Barcelona está desgastado com Dembélé. O estresse entre os dois vem piorando a cada temporada.
Em janeiro, o dirigente quis inclusive tirar o francês de seu elenco, mas acabou recuando. Ele está cansado da relação com o ala e seu dirigente Moussa Sissoko.
Alemany fez o possível para tirar o jogador do seu caminho, mas não conseguiu. Caso ele renove com Dembélé, o dirigente ficará sem dúvidas enfraquecido e sairá perdendo.
Moussa Sissoko, agente do jogador
Sissoko está há dois anos à espera de receber um bônus de contratação junto ao Barcelona. A relação do representando de Dembélé com o time e seus dirigentes não poderia ser pior.
O representante não tem muito a ganhar com a renovação com o Barcelona e assim como o dirigente, sairá enfraquecido caso haja um desfecho positivo na negociação.
Negociação com o Chelsea pode esfriar
Uma notícia recente pode esfriar as possibilidade de Dembélé sair do clube espanhol. O Chelsea, que era o favorito a contar com o atleta, está muito próximo de anunciar o brasileiro Raphinha. Caso isso ocorra, a negociação com o francês deve ser cancelada.
Sem a possibilidade de ir para o Chelsea atuar com seu ex-técnico, Dembélé terá que procurar um novo destino. Uma possibilidade é o Liverpool, que supostamente tem interesse em contar com o atleta para a vaga de Mané, que saiu para o Bayern de Munique.

