Home Futebol Copa do Mundo de 2030 pode ter final no Uruguai e 18 estádios diferentes

Copa do Mundo de 2030 pode ter final no Uruguai e 18 estádios diferentes

Centenário da Copa do Mundo tem países da América do Sul em candidatura conjunta. torneio pode ser o segundo com 48 seleções

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A escolha da sede da Copa do Mundo de 2030 ainda não se deu, mas as candidaturas já armam seus planos para convencer a Fifa da escolha. A candidatura de quatro países da América do Sul (Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai) já tem planos a começarem a ser definidos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo o jornalista Marcel Rizzo, do Uol Esporte, a Copa de 2030 estará planejada por estes quatro países para ser realizada em 18 estádios diferentes. No entanto, não foram definidas as cidades as quais os países pleiteantes desejam como sedes dos jogos do Mundial.

O que já parece definido é que a abertura do torneio seja em Buenos Aires (ARG) e a final no Uruguai, no estádio Centenário, em Montevidéu. Palco da final da primeira Copa do Mundo, em 1930, o local foi definido justamente pelo fato de se completarem 100 anos do primeiro torneio, realizado apenas em solo uruguaio e ganho pela Celeste Olímpica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJvU0paakowcCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Houve um evento há duas semanas envolvendo representantes da Conmebol e políticos dos quatro países envolvidos como forma de ‘relançar’ a candidatura quádrupla para o Mundial. Esta que pode ter a concorrência de Espanha e Portugal, que estariam desejando sediar o certame de forma conjunta e de uma possível candidatura na África.

Se a candidatura sul-americana confirmar os 18 estádios, se tornaria a Copa com mais arenas usadas para seus jogos. A de 2026, que será na América do Norte (Estados Unidos, México e Canadá), terá 16 campos em que as partidas serão realizadas.

A Copa do Mundo de 2030 deverá ser a segunda do plano atual da Fifa de expandir o número de participantes dos atuais 32 que jogarão no Catar para 48, que já jogarão em 2026.

Better Collective