Home Futebol PSG perde fortuna com demissão dos três últimos técnicos

PSG perde fortuna com demissão dos três últimos técnicos

Valor de multa rescisória para técnicos que passaram pelo PSG impressiona e estratégia pode mudar na próxima temporada

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.

O PSG mira na temporada de 2022-23 alcançar a tão sonhada conquista da Champions League, que não veio até o momento, mesmo com uma equipe recheada de estrelas do futebol mundial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A obrigação do elenco em vencer a competição internacional fez com que muitos treinadores deixassem Paris de forma precoce. O último a sair foi Pochettino. Isso porque o Paris Saint-Germain anunciou, nesta terça-feira (5), a demissão do técnico argentino, que deixa o clube após um ano e meio, onde conquistou três títulos dos oito que disputou.

A demissão de Pochettino custou ao PSG o equivalente a 10 milhões de euros (equivalente a pouco mais de 55 milhões de reais, na cotação atual). O valor é de 10 milhões a menos do que o esperado, subtraindo um ano do contrato do técnico. Porém, esta não foi a única demissão milionária que o PSG fez nos últimos anos. Três dos últimos quatro técnicos saíram da equipe parisiense mais cedo e custaram muito aos cofres do clube.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Laurent Blanc foi o primeiro da lista. O técnico recebeu uma indenização astronômica de 22 milhões de euros, em 2017. O equivalente a 121 milhões de reais. O valor recorde veio porque o PSG chegou a ativar uma renovação com o treinador, no ano anterior, e restavam mais dois para o término do vínculo.

Emery, por sua vez, deixou o PSG sem qualquer compensação financeira, pois o técnico espanhol completou o contrato de dois anos que tinha com o clube. Já Thomas Tuchel, agora no Chelsea – e que foi campeão da Champions com a equipe – assinou com o PSG em 2018, foi demitido por Leonardo no final de 2020 e recebeu um valor na casa dos 7 milhões de euros de indenização, pouco mais de 38 milhões de reais na cotação atual.

Agora com Galtier, o PSG tem entendido que contratar novos técnicos é algo que pode sair muito caro. Portanto, a tendência é que tomem mais cuidado com questões contratuais para não desembolsarem quantias tão elevadas. Isso porque, agora, com os 10 milhões de euros de Pochettino, o clube parisiense desembolsou um total de 39 milhões de euros com três dos últimos quatro treinadores. O antigo treinador do Nice que agora assume o PSG desembarca na capital francesa por cinco milhões de euros. E tem como principal meta aquela que seus antecessores não conseguiram: vencer a Champions League.

PUBLICIDADE
Better Collective