Home Futebol Copa do Mundo 2022 não vai ter venda de cerveja nos estádios, segundo agência

Copa do Mundo 2022 não vai ter venda de cerveja nos estádios, segundo agência

Venda deve ocorrer apenas fora das arenas; Brasil e Rússia mudaram leis para permitir venda e não desagradar parceira da Fifa

Fernando Cesarotti
Jornalista.

A Copa do Mundo de 2022 não terá venda de bebidas alcoólicas nos estádios, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (7) pela agência Reuters.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os estádios da Copa do Mundo do Catar não terão bebidas alcoólicas. É o que publicou nesta quinta-feira a Reuters. Segundo a agência, a venda ocorrerá apenas fora das arenas, antes e depois de algumas partidas.

“A discussão atual é permitir que os torcedores tomem cerveja na chegada e na saída do estádio, mas a cerveja não será servida durante a partida ou dentro do estádio”, afirmou uma fonte citada de forma anônima pela agência. Também não será permitido que bebidas adquiridas em outros lugares sejam levadas aos estádios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Catar é um dos países muçulmanos que mais adota restrições ao consumo de álcool, e a notícia deve desagradar empresas como a Anheuser-Busch InBev, parceira da Fifa e dona da Budweiser, marca vendida nas últimas edições da Copa do Mundo.

Vale lembrar que, em 2014, no Brasil, a Lei Geral da Copa permitiu a venda de bebidas nos estádios, o que era proibido na maioria dos Estados na época por tentativa de controle da violência. Depois do Mundial, as restrições foram sendo flexibilizadas, e São Paulo é um dos poucos Estados que mantêm a restrição. Na Rússia também havia restrições que foram abrandadas por lobby da Fifa.

A lei do Catar proíbe o consumo de bebida alcoólica em locais públicos. A venda é liberada apenas em hotéis e alguns bares. A permissão pode ser estendida para algumas fanzones, que devem ser criadas para que torcedores sem ingresso assistam aos jogos em telões, Mesmo assim, essa venda se dará com limitação de tempo, de acordo com fala dos organizadores à agência Reuters.

PUBLICIDADE

A única loja de bebidas alcoólicas do Catar fica na capital Doha, mas não tem acesso permitido a turistas – apenas a habitantes do país e residentes estrangeiros com autorização para compra e consumo doméstico.

PUBLICIDADE
Better Collective