O Fluminense tem escrito uma bela história no Campeonato Brasileiro desta temporada. Após bater o Ceará neste sábado (9), por 2 a 1, na despedida de Fred, o Tricolor voltou a figurar nas primeiras colocações na tabela de classificação da competição nacional.
A posição alcançada pelo Fluminense até aqui (quarto colocado) é a melhor na temporada. E o bom momento na tabela é consequência de um bom futebol apresentado dentro de campo. Ao que parece, o técnico Fernando Diniz achou a forma de jogar do time e, nos últimos jogos, tem repetido a espinha dorsal.
Isso porque, o Tricolor sofreu duas baixas significativas neste meio de temporada: o ídolo Fred, se aposentou dos gramados no último fim de semana e deixou o clube e a jovem promessa Luiz Henrique, se apresentou ao Betis, da Espanha, clube pelo qual foi vendido ainda no início de temporada.
E, coincidentemente, tem sido justamente os substitutos desses dois nomes importantes que têm apresentado um futebol e ajudado a colocar o Fluminense em boa colocação nas competições que tem disputado. O centroavante Germán Cano, com 26 gols marcado até aqui, não é mais surpresa para ninguém e, desde o início do ano, vem repondo a altura a iminente saída do eterno camisa 9. A novidade, portanto, fica por conta do jovem Matheus Martins, que tem ganhado sequência justamente após a saída de Luiz Henrique.
O atacante formado em xerém tem tido um desempenho surpreendente nos últimos jogos. Em nove partidas disputadas, marcou cinco gols, deu nove passes decisivos e ainda ajudou com 12 desarmes. Desses, apenas em quatro duelos o jogador começou como titular.
As estatísticas chamam ainda mais a atenção quando comparadas por minutos em campo: o atacante do Fluminense, que atua pelas beiradas e tem como característica a velocidade, precisa de apenas 91 minutos para balançar às redes e tem um aproveitamento de 75% na conversão de chances criadas.
Matheus Martins, aliás, foi o autor do segundo gol do Tricolor contra o Ceará no último fim de semana. Tento que garantiu a vitória do time das Laranjeiras, que ainda sofreu um gol no fim da partida, mas conseguiu sair de campo à frente do placar na despedida do ídolo Fred.
Matheus Martins (18 anos) nos últimos 9 jogos pelo @FluminenseFC:
— SofaScore Brazil (@SofaScoreBR) July 11, 2022
⚔️ 4 titular
⚽️ 5 gols (!)
⏰ 91 mins p/ marcar gol (!)
🔑 9 passes decisivos
🛠 2 grandes chances criadas
✅ 75% conversão de chances (3/4!)
🆚 12 desarmes (!)
💯 Nota SofaScore 7.27
💎🔥 pic.twitter.com/D0x97Yk9IO
Base do Fluminense
Nos últimos anos, o Tricolor tem colhido frutos da boa formação em Xerém. Antes do próprio Luiz Henrique, se destacam pelos profissionais os atacantes Evanilson, Marcos Paulo João Pedro, e Pedro, hoje no Flamengo. Além dos citados, também subiram aos profissionais do time das Laranjeiras na última década os meio-campistas, Gerson, Wendel e Gustavo Scarpa.

