A possível saída de Neymar do PSG tem sido um dos principais assuntos da janela de transferências do mercado da bola europeu. Isso porque, por mais que o atacante brasileira esteja sendo um ‘exemplo’ no clube francês nesta pré-temporada, o Paris Saint-Germain ainda não descartou a sua saída para algum outro clube da Europa, mesmo após as declarações de Galtier, novo técnico do clube, afirmando que quer contar com o camisa 10 da seleção.
Após a renovação de Kylian Mbappé com o PSG, rejeitando o Real Madrid, e assinando com o time parisiense por 300 milhões de euros em um contrato de 5 anos, a relação de Neymar com o elenco passou a ter ainda mais atritos. Isso porque, segundo a imprensa francesa, o atacante francês exigiu a saída do brasileiro como uma das ‘cláusulas’ do acordo de renovação. Fato que, ainda não confirmado, deixou o elenco em alerta e um clima instaurado não tão bom, de acordo com o portal ‘Le Parisien’.
Com a chegada de Lionel Messi, que também foi companheiro de Neymar no Barcelona, a imprensa francesa cravou que Mbappé e o atacante brasileiro teriam se distanciado, no PSG. E que os jogadores latinos estariam mais próximos, incluindo, também, Sério Ramos. O que fica evidente nas redes sociais, onde o outro grupo é formado por Mbappé, Hakimi, Kimpembe e Donnarumma, o que mostra, também, a barreira linguística.
Atrelado a isso, os rumores sobre uma possível saída de Neymar do PSG, para o Chelsea, ganharam força junto aos rumores envolvendo Cristiano Ronaldo no clube londrino. E, perto de dispensar Leandro Paredes e Mauro Icardi, o clube francês deixou Di María sair, também, sem custo algum. Este último fechou com a Juventus por uma temporada.
Mas, no caso de Neymar, que ativou a cláusula de renovação contratual até 2027, o atleta pode acabar ficando isolado a partir de 2024. Isso porque a maioria de seus companheiros de time têm contrato com o PSG apenas até 2024, sem uma previsão evidente de renovação. Messi e Sergio Ramos, por exemplo, têm contratos até 2023 e, com idades avançadas (35 e 36, respectivamente), não devem renovar com o clube.
Com isso, Neymar pode acabar sendo ‘forçado’ a deixar o PSG em breve e ser negociado nas próximas janelas de transferência. Sem um vínculo mais forte na equipe e sem contar com o carinho da torcida parisiense, o atleta tem buscado manter a boa performance mas não recebe este retorno dos torcedores do Paris Saint-Germain, como ficou claro no documentário do atleta, veiculado na plataforma de streaming Netflix.
Nasser Al-Khelaifi, dono do PSG, disse em entrevista recente que planeja, no futuro, manter um elenco apenas com jogadores nascidos em Paris e na França. Ou seja, característica que Neymar não se enquadra. Mas, para o atacante, que está focado, também, na seleção brasileira em sua possível última Copa do Mundo, a intenção é seguir correspondendo, conquistando títulos e marcando gols. E qualidade para isso ele ainda tem de sobra.

