Na noite deste sábado (16), o Santos enfrenta o Avaí no estádio da Ressacada, em Florianópolis, a partir das 19h00, em duelo que compõe a 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Após contratar Newton Drummond como novo executivo de futebol, que substitui Edu Dracena, o Peixe segue na busca por um treinador, já que Fabián Bustos foi demitido na semana passada.
Quem estará na beira do campo, em Santa Catarina, comandando mais uma vez a equipe será o auxiliar Marcelo Fernandes, membro da comissão técnica permanente do clube.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ6TUFtRlFaZCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Santos busca reação na temporada
Confiante, o time alvinegro vai em busca da terceira vitória consecutiva, depois de superar o Atlético-GO, pelo Brasileirão, e o Corinthians, pela Copa do Brasil, ambas as partidas pelo placar de 1 x 0 e disputadas no estádio da Vila Belmiro.
Antes de vencer o time goiano, o Santos anotava um jejum de seis jogos sem triunfos. A série negativa foi quebrada com gol do meio-campista Lucas Barbosa aos 31 minutos do segundo tempo.
A vitória também serviu para “amenizar” a crise instaurada no clube com a eliminação na fase de oitavas de final da Copa Sul-Americana, na derrota nos pênaltis para o Deportivo Táchira, da Venezuela, após empate em 2 x 2 no placar agregado.
O tropeço, dentro da Vila Belmiro, causou a demissão do treinador argentino Fabián Bustos.
Na sequência, os comandados de Marcelo Fernandes receberam o rival Corinthians, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, e também venceram por 1 x 0. O atacante Marcos Leonardo balançou as redes em cobrança de pênalti, aos 20 minutos da etapa final.
O placar, porém, foi insuficiente para reverter a larga vantagem do Timão, que havia goleado o Santos no primeiro duelo por 4 x 0. Dessa forma, o Peixe também foi desclassificado da Copa do Brasil, a competição mais rentável para os clubes na temporada.
Resta agora para os santistas somente a disputa do Brasileirão, onde o clube inicia a 17ª e antepenúltima rodada do primeiro turno em oitavo lugar na tabela com 22 pontos.
O Peixe está a cinco pontos do Athletico, o sexto colocado e que fecha o pelotão de acesso à Copa Libertadores da América, e quatro pontos acima do Ceará, que abre a zona de rebaixamento na 17ª posição.
Do outro lado, o Avaí não vence há quatro partidas e possui os mesmos 18 pontos do Ceará, mas aparece na 16ª colocação, a primeira fora do Z4, pelos critérios de desempate.
Avaí x Santos: quem mais venceu?
De acordo com o pesquisador e historiador oficial do Avaí, Spyros Apóstolo Diamantaras, Leão da Ilha e Peixe se enfrentaram em 16 oportunidades.
O retrospecto é favorável ao Santos, que possui oito vitórias contra apenas dois triunfos do Avaí, mais seis jogos que terminaram com igualdade no marcador.
A primeira partida entre Avaí e Santos aconteceu em agosto de 1972, em amistoso realizado no estádio Adolfo Konder, em Florianópolis, com vitória santista por 2 x 1.
O último encontro entre as duas equipes foi em novembro de 2019, no estádio da Ressacada, pela 31ª rodada do Brasileirão Série A, e o Peixe também venceu pelo mesmo marcador (2 x 1).
Os gols do jogo foram assinalados por Eduardo Sasha e Marinho a favor do Santos, enquanto João Paulo descontou para os donos da casa.
Avaí x Santos AO VIVO: saiba onde assistir ao duelo do Brasileirão Série A – https://t.co/FGeQQuSi4v
— Torcedores.com (@Torcedorescom) July 15, 2022

