O defensor Mateus Moraes está de horas contadas do futebol brasileiro. O rubro negro baiano aceitou a proposta vinda do Kolos Kovalivka, clube ucraniano e deverá jogar no futebol europeu. A diretoria do Vitória espera apenas o depósito ser concretizado para fechar a ida do atleta. Vale ressaltar que o zagueiro de 21 anos é um dos poucos que permaneceram do elenco do Vitória de 2021. Inclusive, o jogador era titular nas últimas rodadas da fatídica temporada de 2021. A sua idade representava um bom investimento para o futuro. Em 2022 Matheus teve algumas oportunidades, mas nunca se firmou totalmente na equipe.
O jogador irá por empréstimo
A principio o clube ucraniano terá Mateus Moraes por empréstimo. No entanto, esse empréstimo exigirá uma compensação financeira. Somado a esse valor por empréstimo o Kolos Kovalivka terá prioridade na compra do atleta. tendo um valor já fixado. Assim, possivelmente, o jovem zagueiro poderá passar alguns anos no futebol europeu.
Em 2022 o atleta participou de 18 jogos, sendo dois pelo campeonato de aspirantes. Na Série C foram 7 jogos. Mesmo com as inúmeras mudanças de treinador Mateus não conseguiu ter mais oportunidades. Essa falta de minutos motivou o atleta a aceitar novos caminhos. Aliás, João Burse, atual treinador do Vitória não deu nenhuma oportunidade entre os profissionais até aqui.
A temporada ucraniana

Como sabemos a Ucrânia vive uma guerra que já dura meses. O enfrentamento entre ucranianos e russos tem atrasado a temporada futebolísticas. O planejamento é que liga nacional comece no final de agosto, mas com o alerta de que pode se encerrar sob qualquer agravamento da guerra.
O jogador se envolveu em confusão e foi punido esse ano
O zagueiro que já não vinha conseguindo se manter no time titular acabou se envolvendo uma confusão o que agravou ainda mais as suas chances no time. Visto que no jogo contra o Atlético-CE, Mateus Moraes, foi acionado durante a partida, mas se envolveu em uma confusão com outros atletas. Por isso, foi expulso e punido no STJD por cinco jogos. Tal ato foi duramente criticado pela torcida. Desde o fato, o zagueiro nunca mais recuperou a confiança e vinha sendo aproveitado no Campeonato de Aspirantes.

