O Grêmio terminou o primeiro turno do Brasileirão Série B com um empate fora de casa. Assim, ficou no 1 a 1 com o Brusque no estádio Augusto Bauer, nesta terça (19), pela 19ª rodada. Dessa forma, o Tricolor Gaúcho encerra o turno inicial na quarta colocação, com 33 pontos. Ou seja, alcançaria o objetivo do acesso, ainda que na última vaga.
Nesse sentido, o Grêmio apresenta uma campanha semelhante a do Internacional há cinco anos atrás. Do mesmo modo, o Colorado, na única vez em que disputou o Brasileirão Série B, também somou 33 pontos nos primeiros 19 jogos da competição em 2017.
Assim, para efeitos de comparação, o Internacional teria uma vantagem. A equipe de 2017 obteve nove vitórias, seis empates e quatro derrotas. Enquanto o Grêmio de 2022 conseguiu oito vitórias, nove empates e duas derrotas. Ou seja, num critério de desempate, o Colorado levaria a melhor.
Além disso, o Internacional encerrou o primeiro turno do Brasileirão Série B de 2017 na segunda colocação, três pontos atrás do América-MG, que fechou com 36. Posteriormente, o patamar seria exatamente este, com o Coelho campeão dois pontos na frente dos gaúchos (73 a 71) no final do campeonato.
Internacional passou mais sufoco
Há cinco anos, o Internacional encontrava um Brasileirão Série B mais equilibrado. Ainda que estivesse na segunda colocação na 19ª rodada em 2017, a diferença para o quinto colocado (Juventude) era de apenas dois pontos. Em contrapartida, o Grêmio hoje apresenta uma situação mais confortável, pois tem cinco pontos de vantagem para o Tombense, o primeiro fora do G4.
O Colorado sofreu no primeiro turno do Brasileirão Série B em 2017. Das 19 rodadas iniciais daquele campeonato, o Internacional ficou 12 ausente do grupo dos quatro primeiros. Logo após a 14ª partida, a equipe na época treinada por Guto Ferreira chegou a se posicionar numa modesta sétima colocação, com apenas uma vitória em casa na ocasião. Anteriormente, foi décimo lugar na quarta rodada.
O Internacional só ganharia seu primeiro jogo no Beira-Rio na sexta rodada (4 a 2 no Náutico). Aliás, a equipe foi irregular em casa no primeiro turno, com quatro vitórias (três delas nos últimos três jogos), quatro empates e uma derrota (para o Boa Esporte). O time embalaria no returno a partir do retorno de Leandro Damião, considerado fundamental para o acesso colorado, obtido na penúltima rodada logo após um empate sem gols com o Oeste em Barueri.
Prós e contras do Grêmio
Enquanto isso, o Grêmio luta para deixar a quarta colocação, onde está desde a 13ª rodada. A equipe luta para se consolidar no G4 em degraus mais acima. Assim, o próximo objetivo tricolor, já contando com Lucas Leiva, Guilherme e Thaciano, é ultrapassar Vasco e Bahia e encostar no Cruzeiro, no returno. A desvantagem para os mineiros é de oito pontos, diferença que pode aumentar para 11, caso os mineiros vençam o CSA em Maceió nesta quarta (20).
Embora o Grêmio tenha perdido somente dois jogos (Chapecoense e Cruzeiro) e esteja há mais de dois meses e 13 partidas sem derrotas, a equipe de Roger Machado venceu apenas uma partida fora de casa (Operário). Assim, procurará melhorar sua campanha no returno do Brasileirão Série B neste aspecto, pois são oito empates em 10 jogos longe de Porto Alegre. Das 19 rodadas iniciais, o Grêmio ficou nove fora do G4. A pior colocação até aqui foi um sexto lugar na sétima e oitava rodada. Ainda que no segundo jogo, logo após o revés em casa para a Chapecoense por 1 a 0, tivesse figurado em 17º.
Contudo, outro ponto positivo é o sistema defensivo. Capitaneado por Pedro Geromel, que atuou em todos os minutos da equipe nos primeiros 19 jogos, o Grêmio apresenta a melhor defesa da competição, com apenas seis gols sofridos. Nestes 13 jogos de invencibilidade, só foi vazado em três oportunidades (Ituano, CSA e Brusque). Outra boa notícia para o Tricolor é o fato de, no returno do Brasileirão Série B, enfrentar todos os candidatos ao título em casa. Ou seja, o Grêmio receberá Cruzeiro, Vasco, Bahia e Sport na Arena.

