Home Futebol São Paulo precisará ‘imitar’ rival por G-4; entenda

São Paulo precisará ‘imitar’ rival por G-4; entenda

Décimo no Brasileirão Série A, Tricolor terá que ter aproveitamento semelhante de um líder no returno para chegar entre os quatro primeiros

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Os repetidos empates nas últimas rodadas tem deixado o São Paulo distante do desejo da equipe de chegar a uma vaga na Libertadores, de preferência na fase de grupos. A equipe terminou o primeiro turno do Brasileirão Série A na décima posição, com 26 pontos e, para poder alcançar os quatro primeiros postos da tabela, poderá ter que fazer um grande esforço.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Este desejo poderá fazer com que o Tricolor tenha que se inspirar num de seus grandes rivais para estar no G-4. Neste caso, o rival é o Palmeiras, atual líder da competição. Nas contas do GE, a pontuação média mínima, levando em conta as últimas cinco temporadas é de 63 pontos para o time que terminou em quarto. Apesar de que, em 2021, o Fortaleza somou 58 pontos para terminar em quarto.

Com 45,6% de aproveitamento no primeiro turno (26 pontos), o time do Morumbi teria que, no returno, conseguir em seus jogos um aproveitamento de 56% para terminar 2022 com G-4. Um aproveitamento bem próximo ao do Palmeiras, que na competição até aqui fez 68,4% dos pontos. O aproveitamento necessário seria igual ao que o Atlético-MG, que é o atual quarto colocado (32 pontos) tem, que é de 56,1%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ6ZWZiR1ZBRCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

O São Paulo poderia até ter um aproveitamento e situação melhores na competição se não fossem os vários empates. Os últimos quatro jogos foram todos empates, três deles contra times que brigam também para estar dentro do G-4 (Atlético-MG, Internacional e Fluminense). O mais recente foi contra o Goiás.

Por conta do desejo de levar de volta o time à Libertadores, Rogério Ceni decidiu escolher o Brasileiro como prioridade por, em seu entendimento, ver mais facilidades disto do que em outras competições. Embora seja quadrifinalista da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, que premiam seus vencedores com vaga na principal competição sul-americana em sua fase de grupos.

PUBLICIDADE

Better Collective