Durval Queiroz Neto, jogador Brasileiro que chegou à NFL por meio do programa International Player Pathway, o NFL Undiscovered, é o mais novo reforço do Galo Futebol Americano, segundo apuração do Torcedores.com com Danilo Lacalle, junto ao perfil Mapa do FABR. O atleta retorna ao elenco do time vinculado ao Atlético-MG após sair em 2019 para jogar na principal liga de futebol americano do mundo.
A vaga conquistada por Durval Queiroz, o ‘Duzão’, na NFL, foi uma das 7 que a liga disponibiliza a cada ano a jogadores estrangeiros que desejam entrar na competição profissional. Com isso, o OL foi o 1º brasileiro da história a sair de um campeonato nacional da modalidade e entrar na National Football League.
Quando jogou no Brasil, Duzão atuava na linha defensiva, como Defensive Tackle. Porém, por identificar uma melhor pré-disposição a outra posição, o Miami Dolphins trocou o atleta para a linha ofensiva para que atuasse como Guard, ainda em 2019.
Com o cancelamento da pré-temporada de 2020, Duzão ficou no Practice Squad do Miami Dolphins e, em 2021, durante a preseason da NFL, teve a melhor atuação da carreira na liga profissional contra o Atlanta Falcons, obtendo, inclusive, a maior nota do Pro Football Focus, site que ranqueia o desempenho de atletas da liga, com um total de 94.2 após participar de jogadas no ataque e no Special Teams.
Brian Flores, ex-Head Coach do Miami Dolphins, chegou inclusive a exaltar a força e dedicação do brasileiro durante os treinos da equipe. Com a saída do comandante, Durval Queiroz viu as chances de continuar no elenco diminuírem e, com 29 anos e pouca rodagem na NFL, a franquia decidiu dispensar o atleta ao fim da temporada de 2021. Vale ressaltar que, quando chegou à principal liga de futebol americano do mundo, o brasileiro assinou um contrato de três anos no valor de 1,76 milhão de dólares.
Com 1,94m e aproximados 150kg, Durval Queiroz volta ao Brasil para atuar novamente no Galo FA, equipe onde teve passagem antes de chegar ao Miami Dolphins. O OL já teve passagem, também, pelo Cuiabá Arsenal, onde ganhou notoriedade no cenário do futebol americano brasileiro.

