O mercado da Europa está movimentado. Todos os dias novas contratações têm sido confirmadas. Alguns times procuram se reforçar, enquanto outros perderam peças importantes e gastam fortunas para encontrar substitutos para começar a temporada 2022/23 à altura de seus concorrentes. Confira aqui as 10 principais contratações até o momento.
Tchouameni (80 milhões de euros)
Até agora, o recordista em questão de valores é a transferência do volante francês Tchouameni do Mônaco, da França, para o Real Madrid. O jogador custou 80 milhões de euros aos cofres espanhóis e faz parte de um plano audacioso de substituição do atual meio-campo, que conta com Modric, Kroos e Casemiro, todos já em idade avançada.
O mercado da Europa ainda não se fechou para o Real. Porém, depois de gastar tamanha quantia de uma só vez, os espanhóis fazem investimentos mais controlados.
Darwin Núñez (75 milhões de euros)
Ficando um pouco atrás do primeiro colocado, a contratação de Darwin Núñez pelo Liverpool é uma das mais interessantes do mercado da Europa. O jogador atuava pelo Benfica e era destaque na função mais avançada do ataque.
O uruguaio chegou para tomar a função que no passado era de Roberto Firmino, e há muita expectativa quanto ao seu desempenho em sua primeira temporada na Premier League.
Matthijs de Ligt (67 milhões de euros)
O zagueiro holandês foi contratado pelo Bayern de Munique junto à Juventus e é a principal negociação do futebol alemão. O atleta vem para disputar a titularidade com diversos outros defensores talentosos que compõem o plantel do maior campeão da Bundesliga.
No entanto, o Bayern não tem em de Ligt a sua única movimentação importante no mercado da Europa. Logo na abertura da janela, os alemães haviam confirmado a contratação de Sadio Mané, ex-atleta do Liverpool.
Haaland (60 milhões de euros)
Provavelmente a principal contratação do mercado da Europa. Haaland saiu do Borussia Dortmund em direção ao Manchester City de Guardiola com o objetivo de se efetivar como um dos melhores atacantes do mundo e levantar títulos na Inglaterra.
O promissor jovem, avaliado em 150 milhões de euros, certamente é quem carrega a maior expectativa no momento, devido às suas já impressionantes atuações em amistosos com a camisa do City e dezenas de gols já marcados anteriormente.
Richarlison (58 milhões de euros)
O brasileiro esteve envolvido em vários rumores de transferências logo na abertura da janela de transferências. No entanto, depois de algumas semanas de negociações, quem venceu a concorrência foi o Tottenham, de Antonio Conte.
O time londrino pagou ao Everton a quantia impressionante de 58 milhões de euros para garantir o brasileiro na próxima temporada.
Raphinha (58 milhões de euros)
Assim como Richarlison, Raphinha estava sendo cogitado em vários times da Inglaterra, principalmente nos gigantes de Londres. O atleta chegou a estar muito próximo de assinar com o Chelsea. Porém, no final das contas, pesou a vontade do jogador e ele assinou com o Barcelona, num movimento impressionante.
No entanto, o time espanhol, imerso em dívidas e problemas financeiros, tem muito a resolver antes do final da janela de transferências e do início da próxima temporada para garantir a regularização do brasileiro e de Robert Lewandowski.
Lisandro Martínez (57,37 milhões de euros)
O mercado da Europa estava cheio de sondagens do Manchester United de Erik ten Hag. Porém, nenhuma grande contratação havia sido efetivada. Até que finalmente Lisandro Martínez, do Ajax, foi confirmado por um imenso valor.
O argentino chega à Inglaterra para ser o zagueiro de confiança de ten Hag, e uma esperança de solução para os incontáveis problemas defensivos vividos na última temporada dos Red Devils.
Raheem Sterling (56,2 milhões de euros)
O atacante inglês não vinha tendo o destaque que já teve atuando pelo Manchester City, então a solução encontrada por Guardiola foi negocia-lo com o Chelsea.
O talentoso Sterling será uma alternativa importante para Thomas Tuchel em meio a uma reformulação de elenco vivenciada pelo clube londrino.
Gabriel Jesus (52,2 milhões de euros)
Outro brasileiro que foi muito disputado no mercado da Europa, mas o vencedor acabou sendo o Arsenal. O time inglês foi um dos que melhor contratou nessa janela de transferências e tem em Gabriel Jesus a esperança de um diferencial que fará o plantel de Arteta voltar a brigar por títulos dentro da Inglaterra.
Apesar de recém chegado em Londres, o jogador já vem se destacando nos amistosos pelo clube.
Jules Koundé (50 milhões de euros)
Talvez uma das contratações mais polêmicas da janela de transferências, Jules Koundé custou 50 milhões de euros ao Barcelona, que vive problemas financeiros seríssimos.
Poucos entendem como o time conseguiu contratar Lewandowski, Koundé e Raphinha, somando mais de 153 milhões em contratações, ao mesmo tempo em que pressiona seus jogadores para aceitarem reduções salariais.
Apesar do mistério, a contratação do francês foi acertada e ele certamente acrescentará muito ao time de Xavi.

