O Bahia vive dias de expectativa para a tão sonhada SAF (Sociedade Anônima do Futebol), que está muito perto de sair do papel.
O City Football Group será o comprador / investidor.
Segundo o “Blog do Rafael Reis”, o grupo que é dono do Manchester City e de dezenas de outros clubes pelo mundo espera anunciar o negócio até o fim do mês.
O único ponto pendente foi resolvido na última semana. No caso, o Bahia conseguiu negociar uma dívida de mais de R$100 milhões com o Banco Opportunity.
Entretanto, o clube terá que pagar R$35 milhões ao banco em parcelas ao longo de 7 anos.
O Grupo City aprovou o modelo de pagamento, após ficarem reticentes em firmar um acordo com o Bahia tendo essa dívida pendente.
Porém, esse foi o motivo das negociações entre o grupo e o Bahia não terem avançado nas últimas semanas e atrasado o cronograma original.
Investimento no Bahia
O plano original é que o repasse seja feito até o final de 2024. Mas existe a possibilidade da mudança devido alteração do cronograma inicial.
Entretanto uma das cláusulas prevê que o Bahia não precisará mudar de nome e não sofrerá drásticas alterações em sua identidade visual.
O modelo será semelhante ao realizado com o Troyes (França) e o Girona (Espanha), que fecharam negócio, mas mantendo as suas características originais.
Em caso de efetivação, o negócio será o 1º de um conglomerado que dirige times que brigam por títulos na Europa a aterrissar no Brasil.
Por fim, Botafogo, Vasco, Cruzeiro e Red Bull Bragantino possuem negócios semelhantes
Entretanto, os grupos detém direitos de times de menor expressão no continente europeu.
Agora o clube de Salvador espera finalizar o negócio o quanto antes e reformular a estrutura do clube.

