Home Futebol Chefe da Premier League cita “lado bom” na venda do Chelsea; entenda

Chefe da Premier League cita “lado bom” na venda do Chelsea; entenda

Executivo-chefe admitiu que o futebol “tem alguns desafios a enfrentar” em torno de proprietários e diretores de times após venda do Chelsea

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

O Executivo-chefe da Premier League, Richard Masters, comentou recentemente que o futebol tem “alguns desafios a enfrentar” em torno do teste de proprietários e diretores que foi efetivado após a venda do Chelsea por Roman Abramovich.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O ex-dono do clube foi atingido por sanções do governo do Reino Unido por ser russo. Na ocasião, por causa da guerra envolvendo Rússia e Ucrânia, esses estava sofrendo represálias por parte do Estado inglês.

Richard Masters afirmou que o esporte está analisando como colocar salvaguardas na relação donos-clubes-esporte. Ele comentou sobre a chegada de Roman Abramovich ao Chelsea em 2003.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Em última análise, não houve um teste de proprietários e diretores quando Abramovich assumiu a propriedade do Chelsea, e então suponho que a resposta para a pergunta é se houvesse o que teria acontecido e quais salvaguardas precisamos construir para o futuro”. – Afirmou o executivo, quando perguntado sobre os testes e o ex-dono do Chelsea.

“É difícil dizer agora em retrospectiva que tudo foi bom, obviamente, dado o que aconteceu nos últimos seis meses e meio…Acho que se você perguntar aos torcedores do Chelsea, eles darão uma resposta diferente. Acho que a situação com a qual terminamos deu ao esporte alguns desafios que temos que enfrentar”. -Comentou Masters, falando sobre a dificuldade que o Chelsea passou na transição entre os donos.

Como foi a troca de donos do Chelsea?

Na ocasião, o Chelsea recebeu um prazo até 31 de maio para uma aquisição por um novo dono. A venda ocorreu de forma dramática e chegou perto a ultrapassar o prazo. Caso isso ocorresse, a equipe enfrentaria sérias consequências financeiras. Um consórcio comandado por Boehly e Clearlake acabou adquirindo o clube.

PUBLICIDADE

Ainda sobre o teste realizado, o dirigente da Premier League comentou:

PUBLICIDADE

“É um teste rolante. É melhor prevenir do que remediar, não é? Não havia antes, há agora, isso vai mudar e parte disso provavelmente será o fortalecimento do anual… eu não chamaria de MOT, mas um teste anual…”. -Completou Masters.

Executivo-chefe também falou sobre as copas

Segundo o dirigente, a maioria dos clubes ainda quer manter a Copa da Liga, apesar de pressão de alguns para que ela seja extinta. No entanto, ele comentou que as mudanças futuras na Uefa Champions League trarão necessidades de alterações no calendário inglês.

“Acho que agora sabemos o que está acontecendo após 2024, haverá discussões entre a FA, a Premier League e a EFL sobre como reformar o calendário”. – Afirmou Masters.

“Claramente, acho que o maior impacto das reformas da Uefa está na Copa da Liga por causa da perda do meio da semana, então precisamos encontrar uma solução para isso. Se você fala com os clubes da Premier League, eles querem que a Copa da Liga permaneça, eles querem que ela continue fazendo parte da competição, o slot de Wembley, o lugar europeu. Essa é uma das coisas que temos que discutir e isso tem que acontecer agora”. -Finalizou o dirigente inglês.

PUBLICIDADE
Better Collective