Home Futebol Flamengo: Gabigol está a um gol de se tornar o maior artilheiro brasileiro da Libertadores

Flamengo: Gabigol está a um gol de se tornar o maior artilheiro brasileiro da Libertadores

Gabigol marcou o segundo do Flamengo na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians. Assim, se aproxima de recorde na competição continental

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

A vitória do Flamengo por 2 a 0 contra o Corinthians foi importante para Gabigol. Além de enfim desencantar logo após um incômodo jejum de seis jogos sem marcar, o camisa 9 rubro-negro se aproximou de uma marca importante. Afinal, chegou ao seu gol de número 28 em todas as edições de Libertadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dessa forma, Gabigol está muito próximo de se tornar o brasileiro com mais gols na principal competição do continente. Nesse sentido, o centroavante do Flamengo chegou nesta terça (2) a 28 gols, anotando diante do Corinthians o seu quinto no torneio em 2022. Além disso, entrou para o top 10 dos goleadores de todos os tempos do campeonato. Assim, está a somente um de igualar Luizão, o artilheiro do país somando todas as edições da Libertadores, que tem 29.

Gabigol marcou apenas uma vez pelo Santos e as demais pelo Flamengo

O ex-centroavante, que participou do pentacampeonato da Seleção Brasileira em 2002, conseguiu a marca defendendo Vasco, Corinthians, Grêmio e São Paulo na competição, ao longo da carreira. Desse modo, Luizão foi peça importante nos títulos da Libertadores do Vasco em 1998 e do São Paulo em 2005. No geral, o pentacampeão é o sexto maior goleador de todos os tempos. A liderança pertence ao equatoriano Alberto Spencer, que fez 54 pelo Peñarol nos anos 60 e 70. Agora, o ex-jogador vê o atacante do Flamengo no retrovisor da artilharia.

Gabigol conseguiu seus 28 tentos em 45 partidas na Libertadores. Anteriormente, estreou no torneio com a camisa do Santos, em 2018. Na ocasião, marcou um gol na edição de quatro anos atrás, que seria o primeiro dos 28. Dessa forma, conseguiria os outros 27 pelo Flamengo a partir de 2019. Assim, na campanha do título rubro-negro, anotou nove, sendo dois deles na histórica final contra o River Plate. No ano seguinte, balançou as redes apenas duas vezes, marca que melhoraria em 2021 com 11 gols. Por fim, aos 28 tentos somam-se os cinco da atual edição.

Confira a lista com os maiores artilheiros brasileiros da Libertadores:

1º – Luizão: 29 gols
2º – Gabigol (Flamengo): 28 gols
3º – Fred e Palhinha: 25 gols
5º – Célio Taveira: 22 gols
6º – Jairzinho: 21 gols
7º – Guilherme, Ricardo Oliveira e Bruno Henrique: 19 gols
10º – Rony, Marcelinho Carioca, Sérgio João e Tita: 18 gols
13º – Robinho: 17 gols
14º – Pelé, Jardel e Zico (Flamengo): 16 gols

PUBLICIDADE

Artilheiros de todos os tempos da competição:

1º – Alberto Spencer – equatoriano – 54 gols
2º – Fernando Morena – uruguaio – 37 gols
3º – Pedro Rocha – uruguaio – 36 gols
4º – Daniel Ónega – argentino – 31 gols
5º – Julio Morales – uruguaio – 30 gols
6º – Luizão – brasileiro – 29 gols
Anthony de Ávila – colombiano – 29 gols
Juan Sarnari – argentino – 29 gols
Lucas Pratto – argentino – 29 gols
10° – Gabigol (Flamengo) – brasileiro – 28 gols
Artime – argentino – 28 gols

Better Collective