Quatro dos oito classificados para a fase de mata-mata do Brasileirão Feminino são paulistas: Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Ferroviária. Só que o calendário tranquilo, com apenas um jogo por semana e tempo suficiente para treinar, ficou para trás: com o início do Paulistão feminino, a maratona da mulherada boleira vai começar.
O alerta já havia sido dado na semana passada: depois de quase um mês de paralisação para a Copa América, o Brasileirão teve sua primeira rodada de meio de semana, a 14ª, e já emendou com o fecho da fase de classificação com oito jogos no último domingo.
Agora, com o começo do Paulistão, nesta semana, a rotina de dois jogos por semana será comum, pelo menos durante os próximos dois meses para quem for seguindo na briga pelo título nacional.
O fato é que um dos quatro times ficará pelo caminho logo nas quartas, já que o São Paulo, segundo colocado, vai enfrentar a Ferroviária, que terminou a primeira fase em sétimo.
Já os rivais Palmeiras e Corinthians têm encontro marcado para as semifinais – desde que, é claro, passem por Grêmio e Real Brasília, respectivamente, O Verdão terminou a fase em primeiro, enquanto o Timão ficou em quarto.
Os jogos das quartas de final do Brasileirão serão nos próximos dois fins de semana, mas a CBF ainda não divulgou a tabela. A vantagem adquirida na primeira fase vale apenas para a ordem dos mandos de campo: em cada de dois empates ou de vitórias pelo mesmo saldo de gols, a decisão da vaga será nos pênaltis.
Paulistão começa nesta quarta-feira
Já o Paulistão tem começo marcado para esta quarta-feira, com três jogos às 15h. No principal deles, o Corinthians, atual campeão, enfrenta o São Bernardo, no estádio Bruno José Daniel, em Santo André. No mesmo horário, a Portuguesa recebe o Realidade Jovem, no Canindé, e o São José joga contra o Red Bull Bragantino, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos.
Ainda na quarta, às 21h, o São Paulo recebe o Taubaté no campo principal do CT de Cotia, que tem iluminação e arquibancadas.
Na quinta-feira, às 15h, a Ferroviária recebe o Santos, na Arena da Fonte, em Araraquara, e às 19h o Palmeiras fecha a primeira rodada diante do Pinda, em jogo que será no Canindé.
Formato de disputa do Paulistão feminino
As doze equipes se enfrentam em turno único, ao longo de 11 rodadas, e as quatro melhores avançam para a disputa das semifinais. Os times que ficarem entre o quinto e o oitavo lugares disputam o título da Copa Paulista.
Os critérios de desempate na fase de classificação são:
– Maior número de vitórias;
– Maior saldo de gols;
– Maior número de gols marcados;
– Menor número de cartões vermelhos recebidos;
– Menor número de cartões amarelos recebidos.
Assim como no regulamento do Brasileirão, Nos mata-matas, a única vantagem do time de melhor campanha é fazer o segundo jogo em casa: em caso de igualdade no saldo de gols após os dois jogos, a decisão será nos pênaltis.

