A Nike iniciou na última segunda-feira (08) a comercialização dos novos uniformes da seleção brasileira. Os modelos inspirados na “Garra Brasileira” serão utilizados pelo escrete nacional na Copa do Mundo, que ocorre entre novembro e dezembro deste ano, em solo qatari.
Além do preço alto, com as camisas sendo vendidas na versão torcedor por R$ 349,99, outro fato chamou a atenção dos torcedores que foram ao site oficial da fornecedora de material esportivo tentar comprar o modelo. Às vésperas de campanha eleitoral para presidência e outros cargos, a Nike vetou a personalização dos modelos para diversos nomes.
O torcedor tem a opção de colocar nome e número na camisa escolhida, por um valor adicional, mas alguns nomes e termos foram vetados pela empresa norte-americana, patrocinadora oficial da seleção brasileira. A Nike não chegou a divulgar uma lista com os nomes proibidos, mas quem tentou personalizar os modelos com “Lula”, “Bolsonaro”, Ciro Gomes”, “Alckmin”, “Haddad”, “Dilma”, “FHC”, “Comunista”, “Petista”, “Bolsomito”, entre outros, não obteve sucesso, se deparando com o veto da fornecedora na descrição “Personalização Indisponível”.
A personalização na camisa da seleção brasileira ainda tem a limitação de no máximo dez caracteres disponíveis, enquanto a numeração pode contar com duas casas decimais.
Em nota, empresa afirmou que o sistema dos termos é constantemente atualizado e que “não permite customizações com palavras que possam conter qualquer cunho religioso, político, racista ou mesmo palavrões.”
➡️ Nike veta personalização com nome de presidenciáveis na nova camisa da Seleção.
Empresa impediu a personalização das novas camisas da Seleção Brasileira com os nomes de Lula, Bolsonaro, Simone Tebet e Ciro Gomes.
Leia: https://t.co/yEqCtBkvSr pic.twitter.com/EHxJnBcpJl
— Metrópoles (@Metropoles) August 8, 2022
No primeiro dia de comercialização, o modelo azul da camisa da seleção brasileira chegou a ficar esgotada, mas a Nike já disponibilizou um novo lote e reabriu a vendagem da camisa. As versões femininas tiveram os mesmos preços fixados no comparativo com a masculina. As vendas antecipadas das camisas irão até esta quarta-feira (10), no site oficial da empresta norte-americana.

