Home Futebol Cruzeiro aguarda prazo da FIFA para regularizar Marquinhos Cipriano

Cruzeiro aguarda prazo da FIFA para regularizar Marquinhos Cipriano

Federação Ucraniana não enviou documento autorizando oficialmente inscrição do jogador pela Raposa

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Cruzeiro ainda não inscreveu Marquinhos Cipriano para a sequência do Brasileirão Série B. Um problema relativo ao Certificado Internacional de Transferência (ITC, na sigla em inglês) do jogador não permitiu ao time regularizar o atleta e até a Fifa foi acionada no caso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo o GE, a Federação Ucraniana de Futebol ainda não teria feito o envio do documento, que confirmaria a negociação e permitiria a inscrição do jogador. A Raposa fez um pedido à CBF para acionar a Fifa para que faça o cumprimento da liberação do ITC junto à Federação da Ucrânia no prazo de até 48h, contando desde segunda-feira (8).

“Para qualquer transferência, é necessário esse certificado, que é emitido pela federação de origem do atleta. Isso e feito após o TMS (Sistema Internacional de Transferências), que é normalmente preenchido pelos dois clubes. Neste caso, ele foi feito só pelo Cruzeiro, porque o atleta está com contrato suspenso”, declarou Cristiano Caus, advogado de Cipriano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJUMUYwRFpDVCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Como o contrato do jogado junto ao Shakthar Donetsk está suspenso por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, a Federação Ucraniana não conseguiu enviar o ITC para completar a negociação. Para poder contar com atleta, apenas depois da Fifa se manifestar sobre o caso é que a CBF poderá liberar que Marquinhos Cipriano possa defender o time.

“O Cruzeiro fez o pedido do ITC na semana passada e isso já garante a inscrição. Mas a Federação Ucraniana tem sete dias para fazer isso. Após esse prazo, a CBF pode emitir um documento em substituição ao da Federação de origem”, completou Caus.

PUBLICIDADE

Cipriano aguarda a definição da Fifa para saber se poderá jogar nas próximas rodadas da Série B pela Raposa, já que só poderia ser inscrito a partir do último dia 1/8 por conta de uma provisão da Fifa em relação a jogadores vindos do futebol russo e ucraniano.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Better Collective