Na noite da próxima quarta-feira (10), teremos um jogão de bola, valendo vaga para a semifinal da Libertadores. De um lado, o atual campeão da competição, o Palmeiras. O adversário será o atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil, o Atlético-MG.
A primeira partida, no Mineirão, o jogo terminou empatado em 2 a 2. Agora, no Allianz Parque, quem vencer se classifica e em caso de qualquer empate, a vaga será decidida nos pênaltis.
Para se classificar, o Galo terá que conseguir um feito inédito em sua história. Todas as vezes que o Atlético empatou a primeira partida em um jogo de mata-mata da Libertadores, terminou eliminado.
Isso aconteceu em duas ocasiões e curiosamente, os dois adversários eram brasileiros. Primeiro em 2000, para o Corinthians, e depois em 2015, pelo Internacional.
2000
Em 2000, o Galo caiu para um rival palmeirense. Atlético-MG e Corinthians se enfrentaram pelas quartas de final da Libertadores. A primeira partida, no Mineirão, terminou empatada em 1 a 1. O gol do Galo foi marcado por Guilherme, enquanto o gol corintiano foi anotado por Luizão.
Na volta, no Morumbi, o Corinthians venceu por 2 a 1, com gols de Edilson e Ricardinho. O gol do Galo foi novamente de Guilherme. O Timão avançou e na fase seguinte, enfrentou o Palmeiras e foi eliminado, no histórico pênalti do Marcelinho Carioca defendido por Marcos.
Escalações no jogo decisivo:
Corinthians: Maurício; Daniel (Índio), Fábio Luciano, Adílson, Kléber, Edu, Vampeta, Marcelinho Carioca, Ricardinho (Gilmar), Edílson e Luizão (Dinei).
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Atlético-MG: Velloso; Bruno (Caíco), Cláudio Caçapa, Gilberto Silva, Ronildo, Valdir (Irênio), Cleison, Lincoln, Ramón, Guilherme e Marques.
Técnico: Márcio Araújo
2015
Já em 2015, o Atlético enfrentou o Inter na fase de oitavas de final. A primeira partida, no Independência, um empate em 2 a 2. Os gols do Galo foram do Douglas Santos e Leonardo Silva. Lisandro López e Valdivia marcaram a favor do Colorado.
Na volta, no Beira-Rio, o Internacional não tomou conhecimento e venceu por 3 a 1, com gols de Vadivia, D’Alessandro e Lisandro López. O gol atleticano foi marcado por Lucas Pratto.
Escalações no jogo decisivo:
Internacional: Alisson; William, Alan, Juan e Ernando; Aránguiz, Dourado, Valdivia e D’Alessandro (Réver), Sasha (Jorge Henrique/Nicolás Freitas) e Lisandro López.
Técnico: Diego Aguirre.
Atlético-MG: Victor; Patric, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos (Jô); Leandro Donizete (Giovanni Augusto), Rafael Carioca e Dátolo; Luan, Thiago Ribeiro (Maicosuel) e Lucas Pratto.
Técnico: Levir Culpi.
Curioso é que Réver e Sasha, que atuaram nessa partida com a camisa do Internacional, hoje estão no Atlético e podem ajudar na classificação contra o Verdão.
Palmeiras e Atlético-MG se enfrentam nesta quarta, às 21h30, no Allianz Parque, com transmissão da ESPN e da Conmebol TV.

