| FLA | 1-0 | COR | 0 |
|---|
Com 68 mil pessoas no Maracanã, o Flamengo venceu o Corinthians por 1 a 0 nesta terça-feira (9) e conseguiu garantir a sua vaga para as semifinais da Conmebol Libertadores.
A equipe de Vitor Pereira conseguiu equilibrar o duelo no primeiro tempo e teve chances de abrir o placar, mas o rubro-negro definiu logo no início da etapa com Pedro concluindo em mais um lance espetacular de Arrasceta. Além disso, o zagueiro Bruno Méndez, tornando a derrota ainda pior para o Timão.
O adversário do rubro-negro carioca será definido nesta quarta-feira (10), no duelo argentino entre Vélez Sarsfield e Talleres. A equipe de Alexander Medina venceu o primeiro jogo por 3 a 2.
Mesmo com três volantes em campo, o Timão tentou impor uma intensidade ofensiva nos primeiros minutos diante do adversário, mas o Flamengo aproveitou as falhas no posicionamento defensivo da equipe de Vitor Pereira no início do jogo para quase abrir o placar.
Com apenas dois minutos de partida, Everton Ribeiro levantou na área e Pedro dominou e acertou uma bicicleta espetacular, levando enorme perigo para o goleiro Cássio, que acompanhou o lance e viu a bola passar ao lado da trave esquerda.
O Corinthians conseguiu responder aos 11’em roubada de bola no campo ofensivo. Adson tirou de Thiago Maia pela direita e deixou Felipe Luís para trás. Ao invadir a área, chutou sem ângulo e parou numa grande defesa do goleiro Santos.
Aos 15′, o rubro-negro voltou a assustar com Rodinei recebendo de David Luiz cruzando na medida para Everton Ribeiro testar firme, errando o alvo por uma margem muito pequena.
No restante do primeiro tempo, o Corinthians conseguiu assumir o protagonismo da partida com melhor controle da posse no meio-campo, através da marcação de encaixe, anulando a qualidade das saídas do Flamengo com Arrascaeta, Pedro e Gabigol não conseguindo dar sequência as jogadas
Aos 26′, uma ótima triangulação de Wilian e Fábio terminou no chute cruzado de Adson, mas a zaga rubro-negra cortou para escanteio, em mais um lance de enorme perigo.
Na reta final do primeiro tempo, o Flamengo voltou a ocupar mais o campo ofensivo com chances de abrir o placar. Aos 32′, Everton Ribeiro encaixou um excelente passe para Rodinei, mas Raul Gustavo cortou o cruzamento no momento exato.
Encerrando a etapa inicial, Gabigol recebeu na intermediária de Arrascaeta e dominou para chutar de muito longe e levar um grande susto para o goleiro Cássio, pois a bola passou rente à trave esquerda.
Corinthians voltou com Renato Augusto no 2º tempo, mas Arrascaeta foi decisivo para o Flamengo
Para o segundo tempo, Renato Augusto foi acionado por Vitor Pereira no lugar do argentino Fausto Vera, entrando pelo lado esquerdo, deslocando Du Queiroz para a direita.
O Timão tentou pressionar mais as saídas adversárias com maior ocupação no campo ofensivo desde o início, conseguindo um lance perigoso aos 6′. Fagner rolou para Du Queiroz bater, mas a bola parou na zaga. Na sobra, Everton Ribeiro evitou que Renato Augusto conseguisse dominar pela esquerda.
O término da jogada anterior originou o gol decisivo do confronto. Aproveitando bola lançada, Arrascaeta escapou pela esquerda e deu tapa de trivela sensacional para cruzar na área e Pedro apenas empurrar às redes, definindo o confronto a favor do Flamengo.
Embalado pela festa da torcida, o Mengão quase ampliou o placar na sequência com outra jogada espetacular de Arrascaeta, adiantando para Gabigol bater de direita, mas Cássio evitou o gol com uma ótima defesa.
Tentando apostar em um “milagre” para a sequência da etapa complementar, Vitor Pereira acionou Róger Guedes e Giuliano nos lugares de Yuri Alberto e Roni. Mas o domínio rubro-negro persistiu e a equipe de Dorival Júnior ficou ainda mais solta para controlar as ações do jogo.
Além disso, a situação que já era difícil para o Corinthians complicou de vez aos 22′. Em disputa pela posse, Pedro tentou invadir a área após lançamento de Thiago Maia, mas Bruno Méndez cortou com o braço, fora da área. O VAR chamou o árbitro para a revisão e o cartão vermelho foi aplicado para o zagueiro.
Vitor Pereira teve que recorrer à Balbuena no lugar de Adson, buscando a recomposição defensiva para evitar sofrer mais gols antes do apito final de um confronto que já estava totalmente definido.
Buscando ampliar a vantagem, o Flamengo ainda teve mais uma enorme chance. Thiago Maia aproveitou erro de Raul Gustavo no passe de calcanhar e o volante cruzou na área para Gabigol. O chute saiu em cima do goleiro Cássio, mas o artilheiro pegou firme no rebote. Porém, Balbuena teve uma intervenção decisiva e evitou o gol.
Já na reta final, Gabigol teve uma nova chance ao surgir pelo meio e carregar com liberdade para bater de fora, mas Cássio defendeu novamente, evitando uma goleada em seu 600º jogo com a camisa do Corinthians.
Perto dos acréscimos, Dorival Júnior promoveu as entradas de Vidal, Matheuzinho, Victor Hugo, Diego e Everton Cebolinha, mantendo o controle da posse até o apito final para confirmar a classificação às semifinais.
No último lance do jogo, aos 47 minutos do segundo tempo, Arturo Vidal entortou a marcação pela direita e cruzou na medida para Gabigol surgir com liberdade, mas o artilheiro desperdiçou, fechando o jogo de volta com vitória do Flamengo por 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1-0 CORINTHIANS
Data: 09/08/2022, 21:30
Estádio: Maracanã
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Richard Trinidad (URU) e Carlos Barreiro (URU)
VAR: Leodan Gonzalez (URU)
Gols: 2T 8′ Gabigol (FLA)
Cartão Vermelho: 2T 24′ B.Méndez (COR)
Substituições – FLA: Vidal (T.Maia); Matheuzinho (Rodinei); V.Hugo (E.Ribeiro); Diego (Gomes); Everton (Pedro)
Substituições – COR: R.Augusto (F.Vera); R.Guedes (Y.Alberto); Guiliano (Roni); Balbuena (Adson); G.Mosquito (Willian)
Flamengo Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes, Thiago Maia, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabi e Pedro.
Corinthians: Cássio; Fagner, Raul Gustavo, Bruno Mendez e Fabio Santos; Du Queiroz, Fausto Vera e Roni; Adson, Willian e Yuri Alberto.

