Home Futebol Brasileirão Série C: Seis times disputam as duas últimas vagas para 2ª fase

Brasileirão Série C: Seis times disputam as duas últimas vagas para 2ª fase

Terceira divisão nacional já tem seis times classificados e apenas duas vagas em aberto; veja as possibilidades

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

A primeira fase do Brasileirão Série C entra em sua reta final e no próximo sábado (13), será disputada a 19ª e última rodada que vai definir todos os oito classificados à próxima etapa da competição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Seis times já garantiram vaga: Mirassol, Paysandu, ABC, Figueirense, Volta Redonda e Botafogo-SP. Restam, portanto, apenas dois lugares dentro do G8.

Ao todo são seis clubes na disputa por essas duas vagas. Um dos classificados sai do confronto direto entre Aparecidense e Botafogo-PB, que acontecerá em Goiás. Quem vencer, avança.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O time paraibano é o 7º colocado com 29 pontos e um simples empate classifica o Botafogo-PB. Em caso de igualdade, a Aparecidense tem que torcer por derrotas do Remo, Vitória e Ypiranga. O time goiano ocupa a 9ª posição com 26 pontos.

O Remo também chega à última rodada dependendo apenas de si, já que está com 26 pontos, na 8ª colocação. O Leão do Pará terá uma das vagas se vencer o já classificado Botafogo-SP, em Ribeirão Preto. Em caso de empate ou derrota, o Remo ficará refém dos outros resultados.

O Vitória é o 10º colocado com 26 pontos e recebe o antepenúltimo, Brasil de Pelotas. O time necessita de uma vitória no Barradão e terá que torcer por uma derrota do Remo. Em caso de empate, o Rubro-Negro precisará também de um tropeço do Aparecidense.

PUBLICIDADE

Os outros dois times que ainda estão no páreo são gaúchos. O 11º colocado Ypiranga tem 25 pontos e precisa de um triunfo sobre o já rebaixado Ferroviário, em Fortaleza. O clube também tem que torcer para que Remo, Aparecidense e Vitória não conquistem três pontos na rodada.

PUBLICIDADE

Já o São José vive uma situação mais complicada. O time de Porto Alegre, que tem 23 pontos e ocupa a 12ª posição, receberá o Altos-PI. Os gaúchos precisam vencer e torcer por derrotas do Remo, Aparecidense e Vitória, além de contar com pelo menos um empate do Ypiranga.

A segunda fase

Na próxima etapa do Brasileirão Série C, os oito primeiros colocados da primeira fase se dividem em dois grupos de quatro equipes. Em um dos grupos estarão os 1º, 4º, 5º e 8º colocados da fase de classificação, que hoje são Mirassol, Figueirense, Volta Redonda e Remo.

Na outra chave ficam os 2º, 3º, 6º e 7º colocados da primeira fase. Atualmente são Paysandu, ABC, Botafogo-SP e Botafogo-PB. Os dois melhores times de cada grupo garantem vaga direta na Série B de 2023.

PUBLICIDADE

Lá embaixo

Ferroviário e Campinense já estão rebaixados para Série D do Brasileirão. O Brasil de Pelotas, 18º colocado, precisa derrotar o Vitória na Bahia e ainda torce por duas derrotas de três times: Atlético Cearense, Floresta e Confiança.

Primeiro time dentro da zona de descenso, o Atlético Cearense pega o Confiança, em Sergipe e uma vitória pode salvar o clube. Já a equipe de Aracaju joga pelo empate para permanecer na Série C.

Fora do Z4, o Floresta visita o Paysandu e se vencer também permanece. Empate ou derrota também servem, contanto que Atlético Cearense e Brasil de Pelotas não triunfem.

PUBLICIDADE

Os jogos da última rodada da Série C do Brasileirão:

*Todos os jogos serão no sábado (13) às 17h00 (de Brasília)

São José x Altos
Campinense x Volta Redonda
Confiança x Atlético Cearense
Vitória x Brasil de Pelotas
Botafogo-SP x Remo
Manaus x Mirassol
Figueirense x ABC
Aparecidense x Botafogo-PB
Ferroviário x Ypiranga
Paysandu x Floresta

Better Collective