O Botafogo ainda convive com os problemas das dívidas que atormentaram nos últimos anos e a SAF vem buscando resolver isto desde sua criação. Na última quinta-feira (11), o clube conseguiu um acordo judicial para pagar mais de R$ 400 milhões em dívidas trabalhistas mantidas pela equipe.
O acerto foi feito após negociações entre dirigentes do Glorioso e um grupo de credores. Segundo o noticiado pelo Lance!, o acordo envolve o escalonamento deste valor em partes mensais, em que os débitos serão pagos por ordem de prioridade (idosos e pessoas com necessidades especiais estão na frente desta ‘fila’) e de forma ‘parcelada’.
Histórico! Botafogo e credores formalizaram hoje o acordo para pagamento das dívidas TRABALHISTAS do Glorioso! A contra-proposta apresentada pelo Botafogo no início da semana, foi aceita durante a conciliação, com pequenos ajustes. (…)
— MatheusMandy (@matheusmandy) August 11, 2022
Participaram, além do Botafogo, o Ministério Público do Trabalho e 11 advogados que representaram os credores.
Definição: o dinheiro que já está depositado, será destinado integralmente para as preferências legais (idosos, portadores de necessidades e etc)…
— MatheusMandy (@matheusmandy) August 11, 2022
Cada credor fez um um acordo com o clube para receber mensalmente entre 15%, 20% ou 40% de um valor já determinado. Enquanto este acerto vigorar, o clube terá de pagar tais partes das dívidas, a equacionando até a quitação completa dos débitos botafoguenses.
O início dos pagamentos se dará já em setembro e o pagamento será feito até o que todo o montante seja pago, ainda sem previsão de quando isso acontecerá. O que também está acertado entre as partes é que, daqui a quatro meses, as partes se reúnam para ver se o Botafogo está cumprindo com tal acordo de pagamento.
Apesar de não ser um foco tão visto da administração da SAF, também a nova gestão do futebol do Glorioso deverá trabalhar para reduzir o impacto das dívidas do clube e melhorar ainda mais o trabalho para investimentos na equipe em suas estruturas.

