Nesta sexta-feira (13), a Major League Baseball anunciou uma suspensão de 80 jogos para Fernando Tatis Jr., shortstop do San Diego Padres e uma das maiores estrelas da liga na atualidade. Ele testou positivo para substância Clostebol, um tipo de esteroide anabolizante sintético que é banido pela MLB desde 2003, quando a liga começou a fazer exames antidoping.
Isso significa que Tatis perderá os 48 jogos que restam para San Diego na temporada regular e todos os playoffs (caso o time se classifique). Os Padres hoje são o terceiro colocado no wildcard da Liga Nacional, com 64 vitórias e 51 derrotas.
Com essa suspensão, o jogador ficará de fora de toda a temporada de 2022. Antes de ser punido, ele estava atuando nas minor leagues e muito perto de voltar ao elenco principal da equipe depois de se recuperar de uma lesão no punho que sofreu nas férias, supostamente em um acidente de moto.
A suspensão de 80 jogos para Fernando Tatis Jr. é semelhante ao que a MLB aplicou em outros jogadores que foram pegos em exames antidoping nos últimos anos. Foi o caso, por exemplo, de Alex Rodriguez, Robinson Cano, Miguel Tejada, Manny Ramirez, Melky Cabrera e Ryan Braun, que foram banidos de 50 a 162 jogos. Pelo uso especifico de Clostebol, Freddy Galvis perdeu 50 partidas, enquanto Dee Gordon foi suspenso por 80.
Além de não poder voltar à MLB até os primeiros meses de 2023 – caso San Diego não vá aos playoffs, serão 33 dias de suspensão no início da próxima temporada -, Tatis não está mais elegível para jogar pela República Dominicana no World Baseball Classic, que acontece em março do ano que vem, já que a substância também é proibida também pela Agência Mundial Antidoping.
Inicialmente, Fernando Tatis Jr. queria apelar o número de jogos que recebeu como punição, mas, após reconhecer seu erro, decidiu acatar a decisão da liga. “Acontece que, inadvertidamente, tomei um medicamento para tratar a micose que continha Clostebol. Eu deveria ter usado os recursos disponíveis para garantir que não houvesse substâncias proibidas no que tomei. Não o fiz”, disse o jogador em seu pronunciamento sobre o caso.
Ele ainda ressaltou que nunca havia tido problemas relacionados a doping em sua carreira e pediu desculpas pelo que aconteceu. “Quero me desculpar com Peter [Seidler], A.J. [Preller], toda a organização Padres, meus companheiros de equipe, Major League Baseball e fãs em todos os lugares pelo meu erro. Não tenho desculpa para o meu erro e nunca faria nada para enganar ou desrespeitar este jogo que amo”, completou Tatis, que perderá cerca de US$ 3 milhões do seu salário por conta do ocorrido.
The Major League Baseball Players Association issued the following statement on behalf of Fernando Tatis, Jr.: pic.twitter.com/gCNVcs0a5Y
— MLBPA Communications (@MLBPA_News) August 12, 2022
O San Diego Padres, que investiu muito na janela de trocas para brigar pelo título da World Series ainda neste ano, foi breve em seu comentário sobre a suspensão do jogador. “Ficamos surpresos e extremamente desapontados ao saber hoje que Fernando Tatis Jr. testou positivo para uma substância que melhora o desempenho em violação do Programa de Prevenção e Tratamento Conjunto da Major League Baseball e, posteriormente, recebeu uma suspensão de 80 jogos sem remuneração. Apoiamos totalmente o Programa e esperamos que Fernando aprenda com essa experiência”.
Já o general manager do time, A.J. Preller, falou de sua decepção com o jogador. “Ele é alguém em quem, do ponto de vista da organização, investimos tempo e dinheiro. Quando ele está em campo, ele faz a diferença. Você tem que aprender com as situações. Esperávamos que, desde a offseason até agora, houvesse alguma maturidade e, obviamente, com as notícias de hoje, é mais um padrão e é algo em que precisamos nos aprofundar um pouco mais… Tenho certeza que ele está muito desapontado. Mas, no final do dia, uma coisa é dizer. Você tem que começar a mostrar com suas ações”.
Preller completou sua declaração aos jornalistas dizendo: “Acho que precisamos chegar a um ponto em que confiamos nele. Ao longo dos últimos seis ou sete meses, isso tem sido algo que realmente não conseguimos ter. Acho que do nosso ponto de vista, obviamente ele é um grande talento, é um cara com quem temos muita história e acreditamos, mas essas coisas só funcionam quando há confiança nos dois sentidos”.
Vale lembrar que desde sua entrada precoce na liga, em 2019, Fernando Tatis Jr. perdeu muito tempo com lesões – além do punho, ele já machucou as costas e o ombro. Com a suspensão, o shortstop participará de apenas 273 de possíveis 546 jogos de temporada regular nesses quatro anos.

