Em busca de reforços para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco trabalhava uma batalha contra o relógio para finalizar a contratação do atacante Gustavo Maia. Porém, a negociação desandou nos últimos dias e o clube desistiu do jogador.
O Torcedores.com apurou que até a última quarta-feira (10), tudo estava praticamente fechado para a vinda do jogador que está emprestado ao Internacional pelo Barcelona. No entanto, na noite desta sexta-feira (12) as conversas tomaram outro rumo.
O Vasco encerrou as tratativas com o Barcelona devido à demora no envio da documentação para poder finalizar a contratação de Gustavo Maia. A diretoria aguardava a chegada de um e-mail para fazer a inscrição do atleta no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF.
Outro motivo para o Vasco desistir da contratação, teria sido as condições estabelecidas pelo Barcelona. O clube catalão tentou inserir uma clausula de compra de parte dos direitos econômicos de Gustavo Maia, o que acabou irritando a cúpula do futebol vascaíno.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Vasco já tinha um acerto verbal com Gustavo Maia. O Internacional, inclusive, havia colocado o jogador para treinar à parte até que a negociação fosse concluída. Porém, o Barcelona não cumpriu a parte que lhe cabia.
Fora dos planos do técnico Mano Menezes, o atacante tem o futuro indefinido no clube gaúcho. A expectativa, agora, é que Gustavo Maia volte a treinar com o elenco principal. A diretoria colorada deve ser reunir nos próximos dias para tentar resolver a situação do atleta.
Gustavo Maia nunca atuou pelo Barcelona
Cria das divisões de base do São Paulo, Gustavo Maia surgiu com grande destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019. Logo após o torneio, o Barcelona contratou o atacante por empréstimo e com prioridade de compra dos direitos econômicos.
Na temporada seguinte, o clube catalão acionou a cláusula e comprou o passe do atleta por 4,5 milhões de euros (R$ 27,5 milhões, à época). Na operação, o Tricolor Paulista ainda conseguiu manter 30% dos direitos visando negociação futura.
Apesar do status de grande revelação do futebol brasileiro, Gustavo Maia nunca disputou uma partida oficial pelo Barcelona. Em 2021, entrou em campo apenas seis vezes pelo time B catalão e foi emprestado ao Internacional onde também teve passagem apagada.
Vasco segue no mercado
Após desistir da contratação de Gustavo Maia, o Vasco vem buscando reforçar a equipe para seu retorno a Série A do Campeonato Brasileiro. Nesta janela de transferências, por exemplo, o clube fez algumas contratações.
O reforço mais expressivo fechado, até o momento, pela diretoria cruzmaltina é Alex Teixeira. O atacante chegou sem custos ao clube após rescindir amigavelmente seu contrato com o Besiktas, da Turquia.
Além dele, o clube fechou com o lateral-direito Matheus Ribeiro, ex-Avaí,o lateral-esquerdo Paulo Vítor, ex-Internacional, o ponta-direita Bruno Tubarão, ex-Red Bull Bragantino e, o centroavante Fábio Gomes, ex-Atlético-MG.

