O Flamengo segue trabalhando no mercado da bola e ainda quer trazer um último reforço nesta segunda-feira (15), prazo final para contratações nesta janela de transferências do meio de 2022. O alvo é Oscar, mas o clube carioca já investiu acima de 90 milhões de reais em reforços no mercado da bola apenas nesses últimos meses, sendo os 4 vindos do futebol europeu.
O departamento de futebol do Flamengo supriu as saídas que o clube teve recentemente e decidiu investir pesado para voltar a conquistar títulos em 2022. E tem dado certo, já que o Rubro-Negro segue na disputa pelas principais competições do país, estando em 2º no Brasileirão Série A, além de ter garantido a vaga na semifinal da Copa Libertadores e estar próximo de brigar pela classificação contra o Athletico-PR nas quartas de final da Copa do Brasil (mesmo clube que acabara de vencer por 5 a 0).
Com investimento superior aos 90 milhões de reais, o Flamengo pagou, na maior parte deste valor, pela chegada de Everton Cebolinha, que custou aos cofres cariocas o equivalente a 13,5 milhões de euros (73 milhões de reais na cotação atual). Valor este que deve ser quitado até o fim de 2026. Mas a expectativa pela chegada de Oscar pode elevar um pouco mais o valor.
Flamengo e Oscar têm um acordo firmado há semanas, mas a falta de liberação do Shanghai Port, da China, clube que o atleta já até se despediu, tem sido o principal problema para o término da negociação. Ainda, nada impede que a equipe rubro-negra também realize uma última tentativa por Walace, da Udinese, que agrada o departamento de futebol do clube. Mas quem foram os reforços do Fla até agora?
Reforços no Flamengo
Everton Cebolinha chegou do Benfica, de Portugal, para o Flamengo por 90% dos direitos econômicos por 13,5 milhões de euros, em contrato firmado até o fim de 2026. O jogador de 26 chegou no clube carioca, mas ainda não tem sido cotado para o time titular de Dorival Júnior, já que o elenco atual está repleto de estrelas.
Já Arturo Vidal chegou ao Flamengo após rescindir com a Inter de Milão, da Itália, e cavar sua vaga no clube carioca por meio de diversas declarações nas redes sociais. Desejando assiduamente ser contratado pelo rubro-negro, o volante não teve custo de contratação e, aos 35 anos, fechou contrato até o fim de 2023.
Já Erick Pulgar chegou diretamente do Fiorentina, da Itália, em contrato válido até dezembro de 2025. A contratação na casa dos 15 milhões de reais, não confirmadas pelo Flamengo, também impactaram nos cofres do clube carioca, que economizou com o outro reforço, Guillermo Varela, lateral-direito que chegou sem custos, por empréstimo, do Dínamo Moscou, por meio da liberação da Fifa devido à guerra entre Rússia e Ucrânia.
Saídas do Rubro-Negro
Buscando uma nova parceria com Jorge Jesus, o ‘Mister’ que trouxe diversas conquistas ao Flamengo, Gustavo Henrique e Willian Arão deixaram o clube carioca e foram direto para o Fenerbahce. No caso do zagueiro, Gustavo chegou ao clube turco por empréstimo até junho de 2023, com opção de compra. Já Arão foi adquirido por 3 milhões de euros (R$16 milhões, na cotação atual) e terá contrato até o meio de 2024.
Ainda, Andreas Pereira, muito criticado pela torcida após a derrota na final da Libertadores para o Palmeiras, mas que voltou a jogar bem próximo a sua saída, foi negociado ao Fulham por 10 milhões de libras (R$64 milhões, na cotação atual).

