Com uma liderança folgada, o Cruzeiro está muito perto de garantir o acesso a primeira divisão do Brasileirão Série A. Isso se dá devido a regularidade do time mineiro, que está a mais de um mês sem saber o que é derrota na Série B.
O último revés da Raposa aconteceu no dia 9 de julho, quando foi derrotada pelo Guarani, em Campinas, por 1 a 0. Nesse período foram 3 empates e 4 vitórias, algumas muito importantes como o triunfo, em casa, sobre o vice-líder Bahia.
Acesso bem próximo
Apesar do empate contra a Chapecoense, em Brasília, pela última rodada da Série B, o Cruzeiro ainda se mantém em uma situação muito confortável na tabela, com 53 pontos, 10 a mais que Bahia e Grêmio.
Já a distância para o quinto colocado, Londrina, está em 19 pontos, o que garante uma tranquilidade na Toca da Raposa e faz a torcida começar a contar os jogos para o retorno a elite do futebol brasileiro.
Segundo um estudo do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e divulgado pelo site Superesportes, do jornal Estado de Minas, o Cruzeiro tem 99,96% de chances de disputar a Série A em 2023.
Título também está perto
O estudo também aponta uma grande probabilidade de título da Raposa nessa edição a Série B. Segundo os números calculados pela universidade, os mineiros tem 86,7% de chances para levantar a taça.
Outras equipes que também estariam no páreo para a conquista do torneio são o Grêmio (6%), Bahia (4,4%) e Vasco (1%).
Confronto direto
Essa porcentagem pode aumentar ainda mais na próxima rodada, quando o Cruzeiro vai até Porto Alegre enfrentar o Grêmio, no próximo domingo (21). Em caso de vitória, a Raposa abrirá 13 pontos para o rival.
Segundo os cálculos da UFMG, o título pode ser conquistado com 83 pontos, mas quem chegar aos 75 pontos terá uma chance de 98% de garantir o título da Série B de 2022.

