Home Futebol Copa do Brasil: o que cada time precisa fazer para se classificar às semifinais?

Copa do Brasil: o que cada time precisa fazer para se classificar às semifinais?

Athletico x Flamengo, Corinthians x Atlético-GO e mais: confira a situação de cada equipe nos confrontos decisivos das quartas de final

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

É semana de “decisão” na Copa do Brasil! Os jogos de ida das quartas de final já foram disputados e a segunda e decisiva rodada de volta começa na noite desta quarta (17).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fluminense x Fortaleza abre a jornada no Maracanã e define o primeiro semifinalista da competição mais rentável para os clubes no calendário da temporada.

Ainda na quarta-feira, o Athletico recebe o Flamengo diante de sua torcida na Arena da Baixada, em outro grande duelo do futebol brasileiro, além de Corinthians x Atlético-GO na capital paulista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIwOFdjTk1QcCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Na quinta (18), América-MG e São Paulo medem forças em Belo Horizonte, em duelo que encerra a rodada.

Quem avançar à penúltima etapa do torneio receberá R$ 8 milhões a mais em premiação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O campeão, que será conhecido no mês de outubro, poderá embolsar aproximadamente R$ 80 milhões.

PUBLICIDADE

Veja abaixo como está a situação de cada equipe nos confrontos que definem vaga na fase semifinal da Copa do Brasil de 2022:

PUBLICIDADE

Fluminense x Fortaleza

O confronto inicial foi disputado na Arena Castelão e o Fluminense largou na frente ao vencer pelo placar de 1 x 0. O gol foi marcado pelo volante Nonato aos 34 minutos do primeiro tempo.

O próprio Nonato também balançou as redes ainda na etapa inicial, assim como o atacante Silvio Romero, do Fortaleza, no segundo tempo, porém os dois gols foram anulados pelo árbitro paulista Raphael Claus, após interveção do VAR, o sistema de arbitragem de vídeo.

As duas equipes voltam a se enfrentar nesta quarta (17), às 20h00, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

O Tricolor carioca se classifica para a fase semifinal com mais um triunfo ou qualquer empate.

PUBLICIDADE

Do outro lado, o Fortaleza precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para ficar diretamente com a vaga. Se anotar um tento a mais que o Fluminense, a decisão será nas cobranças de pênaltis.

Corinthians x Atlético-GO

Os dois clubes se enfrentaram no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, e os donos da casa venceram pelo placar de 2 x 0, com gols de Jorginho, no primeiro tempo, e Léo Pereira, já nos minutos finais.

Em noite “apagada” do time treinado pelo português Vítor Pereira, a partida marcou a estreia do volante argentino Fausto Vera na equipe alvinegra.

O segundo e decisivo confronto está programado para esta quarta (17), às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo.

PUBLICIDADE

Com mais uma vitória ou qualquer empate, o Atlético-GO avança diretamente para as semifinais. O Corinthians se classifica em caso de um triunfo por três ou mais gols de vantagem.

Se o jogo terminar com vitória do Timão por dois tentos a mais durante o tempo regulamentar, a definição do semifinalista será na disputa de penalidades.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJlbTJhaXk4ayIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Athletico x Flamengo

Duelo rubro-negro volta a acontecer nesta quarta (17), às 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba.

PUBLICIDADE

A primeira partida das quartas de final aconteceu no Maracanã lotado e terminou na igualdade sem gols.

Apesar da forte pressão exercida pelo Rubro-Negro carioca, o Furacão conseguiu se segurar na defesa, com direito à “ferrolho” montado pelo técnico Luiz Felipe Scolari.

O jogo também fico marcado por polêmicas, entre elas um suposto pênalti de Fernandinho em Léo Pereira, falta violenta de Arrascaeta em Erick (levou apenas cartão amarelo) e expulsão de David Luiz depois de xingar o árbitro Luiz Flávio de Oliveira.

Com o resultado, o confronto está totalmente em aberto e quem vencer em Curitiba avança à fase semifinal. Em caso de novo empate, a definição será nas cobranças de pênaltis.

PUBLICIDADE

América-MG x São Paulo

O São Paulo superou o América-MG no estádio do Morumbi pelo placar de 1 x 0 e abriu vantagem mínima para o duelo da volta, que será realizado nesta quinta (18), às 21h00, na Arena Independência, em Belo Horizonte.

O gol da vitória são-paulina foi assinalado pelo atacante Luciano ainda no primeiro tempo. Na etapa final, o goleiro Thiago Couto, que substituiu Jandrei, defendeu pênalti cobrado pelo zagueiro do América-MG, Iago Maidana.

Dessa forma, o Tricolor paulista avança adiante na Copa do Brasil com mais um triunfo ou qualquer empate.

Ao Coelho, somente a vitória interessa. Se a equipe mineira vencer por dois ou mais gols de diferença, se classifica diretamente às semifinais. Um triunfo por um tento de vantagem leva a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.

PUBLICIDADE

Better Collective