A contagem regressiva para a Copa do Mundo já começou. A pouco menos de 100 dias da bola rolar no Catar, o técnico Tite garante que ainda não fechou a lista com os 26 nomes convocados. Vale lembrar que será a primeira vez que a Fifa libera 26 atletas com 15 no banco de reservas. Anteriormente eram apenas 23.
Em entrevista ao ge, Tite e o auxiliar Cleber Xavier revelaram o jogador que faz falta na seleção brasileira. De acordo com o treinador do Brasil, não existe mais o 10 clássico.
“O Leonardo (Oliveira), comentarista da RBS, falou uma coisa interessante. O 10 clássico que nós tínhamos, Douglas vamos colocar, D’Alessandro, especificamente, foram diluídos no 11, no 7 e no 8 até no 5. É a observação perfeita. Não temos mais o jogador específico com essa característica. Essas combinações, diluir essas características em diferentes em atletas passa a ser importante”, disse Tite.
“O 10 é o construtor. Onde se constatou o construtor jogar, na entrelinha, no bloco defensivo do adversário, por trás, o externo de fora flutuando para construir. Temos hoje zagueiros construtores”, seguiu Cleber Xavier.
“Interessante, me dá um gancho. O fisiologista e a comissão fizeram um estudo e buscaram na Liga Espanhola. Colocou que de 2013 a 2022, quase isso, o ritmo do jogo, o volume percorrido, permanece inalterado. O que muda é a velocidade de movimentos de 10 ou 20 metros. Um detalhe técnico que ficou observado que quero colocar: há um processo físico de evolução e um processo que o número de participações do zagueiro tornou-se 30% maior que outros jogadores. Equipes compactam e dão liberdade aos zagueiros para criar. Há necessidade ter defensores com boa qualidade do passe”, completou o auxiliar.

