O Botafogo perdeu duas posições na 23ª rodada do Brasileirão Série A. Assim, caiu do 12ª para o 14ª lugar, com 27 pontos, no empate em 2 a 2 na manhã deste domingo (21) com o Juventude. A partida aconteceu no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Confira as cinco notícias do Glorioso que mais bombaram hoje.
Estreantes marcam gols pelo Botafogo
O Botafogo ficou duas vezes atrás no placar em Caxias do Sul, através do paraguaio Isidro Pitta, que fez os gols do Juventude. Portanto, quem garantiram o ponto fora de casa foram dois dos reforços trazidos na janela do meio de ano. Assim, os estreantes Júnior Santos e Gabriel Pires marcaram para o Fogão no Alfredo Jaconi. Enquanto Júnior começou como titular, Gabriel entrou no segundo tempo balançando as redes apenas quatro minutos depois de ingressar no gramado. Aliás, 3 dos 4 gols do jogo saíram em apenas 11 minutos, na etapa complementar.
Retorno de Rafael depois de 208 dias
O lateral-direito do Botafogo voltou aos gramados logo após quase sete meses de afastamento. Nesse sentido, Rafael entrou no intervalo no lugar de Saravia e atuou por 50 minutos contra o Juventude. Desse modo, se mostrou recuperado depois de enfrentar uma lesão no tendão de Aquiles. “O Rafael estava parado há muito tempo e é evidente que ainda não está nas melhores condições. Mas já tem condições mínimas para ir ao jogo”, declarou Luís Castro, na coletiva.
Escalação do Botafogo por Luís Castro
O Botafogo empatou com o Juventude mandando a campo a seguinte equipe. Gatito Fernández, Saravia (Rafael), Adryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê (Danilo Barbosa), Eduardo (Gabriel Pires) e Lucas Fernandes; Jeffinho, Júnior Santos (Vinícius Lopes) e Victor Sá (Luís Henrique).
Terceiro empate seguido do Glorioso
As três partidas que o Botafogo jogou no mês de agosto terminaram tudo igual no placar. Afinal, o time de Luís Castro havia empatado os dois últimos confrontos anteriores, em casa, contra o Ceará (1 a 1) e Atlético-GO (0 a 0). Dessa forma, se o Avaí pontuar na partida desta noite com o Internacional em Florianópolis, o Fogão seguirá 3 pontos distante do primeiro na zona de rebaixamento. Caso os catarinenses percam para o Colorado, a diferença subirá para 4.
Plano de brigar pelos títulos no futuro
Em entrevista para o jornal O Globo, o Botafogo planeja fortalecer o seu projeto visando atingir o patamar atual de equipes como Flamengo (o próximo adversário no domingo, 28), Palmeiras e Atlético-MG. Assim, o diretor de futebol do Glorioso, André Mazzuco, reforça que ficar no Brasileirão Série A será fundamental para que os reforços contratados possam se aclimatar na equipe, a fim de formar uma espinha dorsal. “Garantindo a permanência para o ano que vem, a gente já tem uma base muito bem formada e que precisa de tempo, o que não tivemos até agora”, falou o dirigente, admitindo que São Paulo e Corinthians também executam um projeto semelhante de contratos longos. “Nós subimos uma prateleira e vamos começar a fazer isso agora”, avaliou Mazzuco.

