Home Futebol Flamengo vence São Paulo no Morumbi e encaminha vaga à final da Copa do Brasil

Flamengo vence São Paulo no Morumbi e encaminha vaga à final da Copa do Brasil

Flamengo conseguiu abrir uma larga vantagem na semifinal diante do São Paulo e encaminhou sua vaga à mais uma final de Copa do Brasil

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
SAO1-3FLA

Mesmo com grande atuação e mais de 50 mil pessoas no Morumbi nesta quarta-feira (24), o São Paulo foi derrotado por 3 a 1 para o Flamengo, que abriu larga vantagem rumo à decisão da Copa do Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No primeiro tempo, João Gomes foi oportunista e aproveitou ótimo cruzamento de Everton Ribeiro. Suportando a pressão do tricolor paulista, o rubro-negro aproveitou-se de outro contra-ataque fatal para ampliar a vantagem no segundo tempo com Gabigol. Contudo, na reta final, Rodrigo Nestor conseguiu diminuir a desvantagem do tricolor.

Contudo, antes do apito final, Everton Cebolinha marcou o seu primeiro gol com a camisa do Flamengo para deixar o rubro-negro muito perto da final.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O segundo jogo deste confronto ocorrerá no dia 14 de setembro, a partir das 21h30 pelo horário de Brasília, no Estádio do Maracanã.


A equipe comandada por Rogério Ceni entrou em campo com uma linha de quatro, tendo Rafinha na lateral direita e Igor Vinícius mais adiantado. Como esperado, o rubro-negro de Dorival Júnior iniciou a partida com bastante intensidade, ocupando o campo ofensivo.

Logo aos 6′, Arrascaeta recebeu ótimo lançamento e driblou Jandrei para cruzar no centro da grande área e encontrar Pedro, que chutou para fora em sua primeira oportunidade no jogo.

PUBLICIDADE

O São Paulo respondeu bem na sequência com Reinaldo tendo boa jogada na esquerda e deixando Arrascaeta para trás, cruzando na medida para o meia Patrick testar firme, mas Santos conseguiu salvar o rubro-negro com uma ótima defesa.

PUBLICIDADE

Mesmo bem organizado defensivamente, o tricolor paulista não aguentou a pressão e o Flamengo abriu o placar aos 11 minutos. Everton Ribeiro cruzou em profundidade pela esquerda e João Gomes surgiu nas costas da marcação para testar firme de primeira na ponta direita, testando firme no canto do goleiro Jandrei.

Dorival Junior tentou o segundo gol ao orientar que o Flamengo continuasse adiantando as linhas de marcação para atuar no bloco alto, mas o São Paulo conseguiu reagir e controlou a posse de bola no restante do primeiro tempo, forçando uma recuada do rubro-negro.

Com um novo desenho tático, Rogério Ceni optou por deixar Rafinha na função de zagueiro direito, tendo Reinaldo atuando junto de Patrick, que conseguia espaço diante das marcações de Rodinei.

Na principal finalização do tricolor paulista aos 32 minutos de jogo, Calleri recebeu na área e bateu em cima da marcação. Na sobra, Patrick chutou firme e a bola parou na trave, salvando o Flamengo do gol de empate.

PUBLICIDADE

Após conseguir suportar a pressão do tricolor paulista, o Flamengo conseguiu recuperar a posse de bola nos minutos finais do primeiro tempo e evitou danos antes do intervalo.

Gabigol e Everton Cebolinha foram às redes e deixaram Flamengo muito perto da grande decisão

Os técnicos promoveram alterações em suas equipes antes do início do segundo tempo. Rogério Ceni promoveu a entrada de Galoppo no lugar de Igor Gomes no São Paulo. Do outro lado, Dorival Júnior optou por Fabrício Bruno na posição de David Luiz.

Logo no primeiro minuto da etapa complementar, o Flamengo teve uma chance enorme de ampliar o marcador no contra-ataque. Pedro ganhou a disputa na marcação e disparou no campo ofensivo para chegar na área e rolar para Gabigol. No entanto, mesmo com liberdade, o artilheiro isolou o chute e desperdiçou uma chance.

Apesar do susto, o tricolor paulista conseguiu iniciar o segundo tempo com o mesmo ritmo da etapa inicial, além de variar mais as construções ofensivas pelas pontas. Na tentativa de resposta imediata, Rodrigo Nestor bateu na meia-lua e a bola desviou com muito perigo.

PUBLICIDADE

Para a sequência do segundo tempo, Ceni atendeu aos pedidos da torcida e chamou Luciano para preencher a área nos cruzamentos, enquanto Dorival chamou Vitor Hugo e Everton Cebolinha. Contudo, o rubro-negro não precisou nem contar com os reforços para garantir o segundo gol em contra-ataque fatal.

Pablo Maia errou no meio-campo e Arrascaeta tabelou com Vidal para arrancar na velocidade. Na sequência do lance, o uruguaio recebeu de volta e cruzou na área. Jandrei acabou espalmando e deixou na medida para Gabigol dominar e concluir, deixando o Flamengo com a vantagem ampliada aos 21′.

A torcida do tricolor no Morumbi acabou sentindo os dois gols de desvantagem e o Flamengo passou a controlar mais a posse, ficando perto do terceiro gol. No entanto, quando o jogo estava encaminhando para uma roteiro 100% rubro-negro, o São Paulo conseguiu diminuir a desvantagem aos 33′.

Wellington inverteu a jogada até a bola chegar para Igor Vinícius, que dominou e rolou para Rodrigo Nestor bater rasteiro e contar com desvio de Artur Vidal, deixando Santos sem chances de defesa.

PUBLICIDADE

Com o gol marcado, o São Paulo voltou a acreditar na tentativa de evitar a derrota diante da torcida no Morumbi e conseguiu exercer uma pressão considerável nos minutos finais. Aos 41′, em grande oportunidade, Igor Vinícius cruzou pela direita, Luciano desviou e a sobra ficou para Wellington bater cruzado e errar o alvo por muito pouco.

Porém, nos acréscimos, o Flamengo conseguiu o gol da larga vantagem na individualidade. Cebolinha recebeu de Arrascaeta na entrada da área, girou e encontrou espaço para bater firme no canto do goleiro Jandrei para confirmar a vitória rubro-negra.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1-3 FLAMENGO

PUBLICIDADE

Data: 24/08/2022, 21:30
Estádio: Morumbi
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
Quarto árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
VAR: Rodrigo DAlonso Ferreira (SC)

Gols: 1T 11′ João Gomes (FLA); 2T 21′ Gabigol (FLA); 2T 41′ R.Nestor (SAO); 2T 48′ E.Cebolinha (FLA)

Substituições – SAO: Galoppo (I.Gomes); Luciano (Patrick); Wellington (Reinaldo); Andrés (P.Maia)

Substituições – FLA: F.Bruno (D.Luiz); Vidal (J.Gomes); V.Hugo (E.Ribeiro); E.Cebolinha (Gabigol); Lázaro (Pedro)

PUBLICIDADE

São Paulo (3-4-2-1): Jandrei; Rafinha, D.Costa, Léo, Igor Vinícius, Igor Gomes, Rodrigo Nestor, Reinaldo; Pablo Maia, Patrick; J.Calleri (Técnico: Rogério Ceni)

Flamengo (4-2-2-2): Santos; Rodinei, D.Luiz, L.Pereira, F.Luis; T.Maia, J.Gomes; E.Ribeiro, De Arrascaeta; Gabriel, Pedro (Técnico: Dorival Júnior)

Better Collective