Atual líder isolado do Brasileirão Série B, o Cruzeiro segue estudando onde irá jogar futuramente. Isso porque a ideia de Ronaldo, novo dono do clube, é que, a longo prazo, a Raposa possa deixar o Mineirão e ter um estádio próprio. Por enquanto, a atual casa em Belo Horizonte segue sendo o local das partidas “em casa” da equipe. Mesmo com as bilheterias rendendo muito bem para o time, uma boa parcela do valor que entra é destinado para as contas e outras taxas que o time mineiro precisa liquidar.
Em entrevista à Globo, o CEO de Ronaldo no Cruzeiro, Gabriel Lima, revelou que somente cerca de 50% de tudo o que entra de bilheteria fica para os mineiro.
“Sai o borderô o valor, como se esse valor entrasse 100%. Mas tem o imposto das SAFs, que é um imposto novo, um imposto do futebol. Tem pagamento para ticketeira, tem uma série de pagamentos que são feitos após o borderô, que dá um valor bem menor, em torno de 50% a menos do que sai no borderô”, afirmou.
Ronaldo e a reformulação no Cruzeiro
Em uma bilheteria que rende 1 milhão de reais ao Cruzeiro, apenas 500 mil fica com o clube. E o lucro passou a ser conquistado apenas quando Ronaldo reformulou a política de ingressos e brigou por melhores condições para o clube mineiro atuar dentro do Mineirão. Ainda, segundo Gabriel Lima, uma das maiores taxações é o percentual de recolhimento de receitas da SAF, como prevê a lei. Esta, nos cinco primeiros anos, determina que exista um recolhimento de 5% da receita mensal do arrecadado pela equipe, com o valor caindo para 4%, a partir do sexto ano.
Líder isolado do Brasileirão Série B com 54 pontos conquistados e 16 vitórias, o Cruzeiro é quem tem hoje o melhor ataque da competição, com 32 gols marcados. E essa reformulação no clube passou a ser ainda mais intensa a partir do momento que o Fênomeno assumiu ‘o volante’. Quando chegou, o mercado de transferências ficou agitado para a Raposa e mais de 30 reforços chegaram em 2022. Agora, a intenção do clube é retornar à Série A para que as receitas possam aumentar e, quem sabe, o clube volte a brigar por títulos ainda maiores na próxima temporada.

