Com a vitória diante do São Paulo neste domingo (28), o Fortaleza confirmou ainda mais a sua recuperação no Brasileirão. E que recuperação!
O Fortaleza é o líder do segundo turno do Campeonato Brasileiro com 15 pontos, ou seja, cinco vitórias em cinco jogos disputados, o que garante 100% de aproveitamento ao time cearense.
Além disso, nessas cinco partidas o Fortaleza marcou 7 gols e não tomou nenhum, sendo a única equipe com tal feito no returno.
O incrível momento da equipe de Vojvoda levou o tricolor cearense a igualar a maior sequência de vitórias na competição nacional.
Na próxima rodada, domingo (4), o Fortaleza pode quebrar esse recorde caso vença o Botafogo no Castelão.
O tricolor cearense chega como favorito para a disputa contra o time carioca, ainda mais após ultrapassar o adversário nesta rodada depois que o Botafogo foi derrotado pelo Flamengo.
Returno
Após quase toda a conclusão de mais uma rodada (confira os destaques da 24ª rodada), a classificação do segundo turno do Brasileirão tem o Fortaleza na liderança com 15 pontos.
Na sequência, em segundo, aparece o Flamengo, com 13. Em terceiro, o Palmeiras tem 11 pontos, mesma pontuação do América, que fecha o ‘G4’.
Começo de ano difícil
Se atualmente o momento do Fortaleza é muito bom, até pouco tempo a situação era complicada.
Após um 2021 histórico, o Fortaleza viu o sonho da Libertadores acabar nas oitavas de finais diante do Estudiantes-ARG, com goleada por 3 a 0 fora de casa.
Além disso, no Brasileirão, o Leão do Pici passou praticamente o primeiro turno inteiro na zona de rebaixamento, ocupando a lanterna por algumas rodadas.
Destaques da retomada
A recuperação do Fortaleza se deve muito a Juan Pablo Vojvoda, técnico argentino mantido pelo presidente Marcelo Paz apesar da dura eliminação na Libertadores, ao mesmo tempo que atravessava situação difícil no Brasileiro.
Dentro de campo, Fernando Miguel (goleiro), Brítez (zagueiro), Zé Welison (volante), Robson e Moisés (atacantes), foram os principais destaques do tricolor cearense na incrível recuperação.
Outro fator igualmente importante segundo os especialistas do meio esportivo foi a ”preocupação” apenas com uma competição, dado o elenco limitado do Fortaleza.
Moisés, inclusive, é o artilheiro do time do Brasileirão com 5 gols. Na temporada, somando Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil, são 8 gols, o que faz do camisa 21, o artilheiro da equipe no ano.
Assim como Moisés, Yago Pikachu tem 8 gols nas competições citadas, mas não está mais no Fortaleza.

