Aos 31 anos, sendo 10 deles no exterior, Tiquinho Soares foi a principal contratação do Botafogo nesta janela de transferências. Chegou com status de artilheiro internacional, indicado pelo técnico Luís Castro e candidato a ídolo. E dentro de campo?
Tiquinho Soares acabou sendo a solução encontrada por John Textor, acionista majoritário do futebol alvinegro, para dar peso ao ataque do Botafogo na sequência da Série A do Campeonato Brasileiro.
O time sente falta de um legítimo goleador desde a saída de Rafael Navarro que trocou o clube pelo Palmeiras no começo deste ano. O atleta, de 1.87m, possui qualidades para preencher a posição mais carente pela comissão técnica alvinegra.
Boa temporada na Grécia
Tiquinho Soares acumulou números expressivos na última temporada, o que faz a torcida alvinegra apostar no centroavante como símbolo da reação do Botafogo no Brasileirão. Afinal, a proximidade da zona de rebaixamento vem tirando o sono dos botafoguenses.
Em sua última temporada, pelo Olympiacos, disputou 47 partidas, marcou 14 gols e fez 7 assistências somando suas aparições na Liga Europa, Campeonato Grego e Copa da Grécia. Nesse meio tempo, conquistou a Liga na temporada 2021/2022.
Além disso, o centroavante sofreu apenas uma lesão em dois anos atuando pelo Olympiacos. Em novembro de 2021, por exemplo, ele teve uma luxação no cotovelo direito, ficou 54 dias afastado dos gramados e desfalcou o time em cinco partidas no Campeonato Grego.
Logo após retornar ao time, Tiquinho Soares foi um dos símbolos da arrancada do time que lhe garantiu o título da competição nacional. Na ocasião, o Olympiacos venceu os rivais Panathianikos e PAOK na reta final do campeonato.
Os seis pontos obtidos nas últimas rodadas foram de fundamental importância para o time alcançar a conquista. De quebra, Toquinho Soares foi eleito o melhor jogador do campeonato, levou o prêmio de melhor atleta estrangeiro e a artilharia da competição.
Estreia pode ser contra o Fortaleza
Tiquinho Soares participou de poucos treinos desde que chegou no Botafogo. Ele chegou ao clube com um problema muscular. O atacante sofreu a lesão durante um treino quando ainda negociava seu desligamento do Olympiacos.
Apesar disso, ele está à disposição do técnico Luís Castro para a partida contra o Fortaleza, domingo (4), na Arena Castelão, pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O camisa 9 destacou o peso de atuar por com clube do tamanho do Botafogo.
“É uma responsabilidade muito grande. Sei o tamanho desta camisa, os jogadores que atuaram. Estou bastante confiante, muito feliz de representar esse grande clube. Tenho certeza que vai dar tudo certo, focado, a responsabilidade é muito grande”, disse durante sua apresentação.

