No último sábado (03), o PSG visitou o Nantes em duelo válido pela sexta rodada do Campeonato Francês e venceu por 3×0, com dois gols de Kylian Mbappé e um de Nuno Mendes.
Com o resultado, o Paris Saint-Germain divide a liderança da Ligue 1 com o Olympique de Marselha, ambos com 16 pontos somados.
A delegação do PSG viajou para Nantes de avião e causou muita polêmica na França. Isso porque a cidade onde aconteceu a partida fica a apenas 400 quilômetros de Paris, sendo que o voo durou cerca de 1 hora.
A crítica feita pela imprensa francesa e por alguns órgãos é por conta da crise energética que o continente europeu passa atualmente, além do alto custo ecológico de um avião.
No Twitter, Alain Krakovitch, diretor da divisão de longa distância da empresa ferroviária francesa SNCF, defendeu a possibilidade de que esse trajeto entre Paris e Nantes pudesse acontecer em um trem de alta velocidade, que seria mais econômico e melhor para o meio ambiente.
O tempo da viagem de trem é de 2 horas.
Krakovitch fez uma proposta para que o PSG passe a usar viagens de trem “adaptada às suas necessidades específicas” em termos de “segurança, rapidez, serviços e eco-mobilidade”.
Exemplo espanhol
Em declarações reproduzidas pela rádio France Info, a Ministra do Esporte da França, Amélie Oudéa-Castéra, apoiou a proposta da SNCF de transportar times de futebol em suas viagens pela França e citou o Bétis, da Espanha, como exemplo.
Existe um acordo entre o Betis e a Renfe, empresa pública que explora a rede ferroviária espanhola. Para os jogos do Campeonato Espanhol, o clube de Sevilha usa frequentemente a malha ferroviária do país para se deslocar.
Na semana passada, a ONG antiglobalização Attac acusou Lionel Messi de abusar de voos privados. Com o título “Os ultra-ricos destroem o planeta”, a Attac relatou que o argentino fez 52 voos com seu avião particular de junho a agosto desse ano, produzindo 1.502 toneladas de CO2 (dióxido de carbono).
O próximo jogo do PSG é contra a Juventus, em casa, pela Champions League. O duelo acontece na terça-feira (06).

