| NAP | 4-1 | LIV |
|---|
No resultado mais surpreendente da primeira rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, o Napoli goleou o Liverpool por 4 a 1 no Diego Armando Maradona nesta quarta-feira (7).
Desde o primeiro minuto de jogo, a equipe comandada por Luciano Spalletti foi dominante diante de um Liverpool que estava perdido e desorganizado defensivamente, principalmente nas transições, durante todo o primeiro minuto.
Logo nos primeiros segundos, Osimhen surgiu nas costas da defesa em bola levantada e ficou no 1v1 contra Alisson. O goleiro brasileiro errou o movimento e ficou para trás, mas o artilheiro do Napoli chutou na trave, sem ângulo, desperdiçando a chance.
Contudo, três minutos depois, uma nova oportunidade surgiu depois a jovem estrela Kvaratskhelia deixou Alexander-Arnold para trás dentro da área, acionando Zielinski, que viu o chute ser bloqueado pelo braço de Milner. O árbitro marcou pênalti e Zielinski abriu o placar, no ângulo esquerdo.
Na sequência, a equipe napolitana teve mais uma cobrança de pênalti a favor, depois que o árbitro checou um lance no VAR em que Van Dijk derrubou Osimhen dentro da área. Desta vez, Alisson se redimiu e venceu o artilheiro no Napoli, caindo no lado direito para garantir a defesa.
Mas a situação da equipe de Jurgen Klopp realmente estava complicada, e os Reds não conseguiram ameaçar os italianos antes do Napoli chegar ao segundo gol. Aos 31′, em outra grande jogada de Kvaratskhelia, a bola chegou na medida para Anguissa tabelar com Zielinski antes de chutar no ângulo, posicionado com liberdade na primeira trave.
Piorando ainda mais a situação do Liverpool antes do intervalo, o Napoli transformou a vitória em goleada ainda no primeiro tempo. Aos 44′, Anguissa deixou a marcação para trás e liberou Kvaratskhelia para o jovem escapar de Alexander-Arnold e deixar Gomez no chão. Na finalização, o grego acionou Simeone, que não desperdiçou com um tapa providencial na saída de Alisson.
Napoli ampliou no início do segundo tempo e eliminou chances de reação do Liverpool
Frustrando os planos da torcida do Liverpool em sonhar com uma possibilidade de buscar o empate, o Napoli precisou de apenas dois minutos para ampliar o marcador no segundo tempo.
Em contra-ataque fatal, Anguissa explorou a última linha do Liverpool com uma ótima bola levantada no terço final, onde Simeone lançou e escorou para ZIelinski chutar em cima de Alisson. A defesa do goleiro brasileiro foi no reflexo, mas Zielinski estava livre para concluir no rebote.
Tentando se manter na partida, o Liverpool conseguiu diminuir a desvantagem logo na sequência com Luis Díaz. O colombiano foi liberado por Robertson na entrada da área e chutou firme, surpreendendo o goleiro Alex Meret.
Diaz teve nova oportunidade de gol aos 8′ em situação semelhante, mas o chute saiu para fora na primeira trave com perigo. Na sequência, Alexander-Arnold recebeu cruzamento de Firmino e chutou firme perto da pequena área, mas o goleiro Meret defendeu firme em nova chance de perigo.
No restante do segundo tempo, o Liverpool dominou a posse de bola e ocupou o campo ofensivo, sem conseguir levar ameaça real para o Napoli, que manteve a consistência defensiva até o apito final.
FICHA TÉCNICA
NAPOLI 4-1 LIVERPOOL
Data: 07/09/2022, 16:00
Estádio: Diego Armando Maradona
Gols: 1T 5′ Zielinski (NAP); 1T 31′ Anguissa (NAP); 1T 44′ Simeone (NAP); 2T 3′ Zielinski (NAP); 2T 4′ Díaz (LIV)
Substituições – NAP: Simeone (Osimhen); Zerbin (Kvaratskhelia); Lozano (Politano); Mário Rui (M.Oliveira); Elmas (Zielinski)
Substituições – LIV: Matip (J.Gómez); D.Núñez (Roberto Firmino); Diogo Jota (Salah); Thiago Alcântara (Milner); aRTHUR (eLIOTT)
Napoli (4-2-3-1): Alex Meret; Giovanni Di Lorenzo, Amir Rrahmani, Kim Min-Jae, Mathias Olivera; Andre-Frank Zambo Anguissa, Stanislav Lobotka; Matteo Politano, Piotr Zielinski, Khvicha Kvaratskhelia; Victor Osimhen.
Liverpool (4-3-3): Alisson; Trent Alexander-Arnold, Joseph Gomez, Virgil van Dijk, Andrew Robertson; Harvey Elliott, Fabinho, James Milner; Mohamed Salah, Roberto Firmino, Luis Diaz.

