O Flamengo confirmou sua classificação à final da Libertadores 2022 com a vitória por 2 a 1 sobre o Vélez no Maracanã. O Rubro-Negro terá a chance de voltar a conquistar a América um ano depois do vice-campeonato para o Palmeiras em Montevidéu. E parece que Gabigol já havia previsto tudo isso em dezembro de 2021.
Gabigol foi entrevistado no podcast ‘PodPah’ poucos dias após o vice-campeonato. O atacante parabenizou o time Alviverde pela conquista do bicampeonato consecutivo, mas ‘avisou’ que o Flamengo voltaria a decidir o título.
“Ganhar duas Libertadores, já pensou? É muito surreal. Parabéns para o Palmeiras. Agora o que nos resta? Ano que vem ir para lá de novo, até a gente ganhar essa parada. E vamos. A gente vai”.
Gabigol, em Dezembro de 2021, disse no PodPah que o Flamengo voltaria à final da Libertadores em 2022.
Dito e feito ✅ pic.twitter.com/o01SBnUbjn
— Andre Pandelot (@andrepandelot) September 8, 2022
Flamengo na final da Libertadores 2022:
O Flamengo chegou a terceira final de Libertadores em quatro anos. O Rubro-Negro foi campeão diante do River Plate em 2019, entrentanto, ficou como vice-campeão para o Palmeiras, na temporada passada. A missão agora será superar o Athletico-PR, a princípio, em Guayaquil, no Equador, no dia 29 de outubro. O time paranaense comandado por Felipão eliminou o Alviverde na semifinal para garantir vaga na decisão.
Se for campeão, o Flamengo chegará ao terceiro título de Libertadores em sua história. Entre os feitos possíveis, a equipe pode entrar na lista dos maiores campeões brasileiros da competição, por exemplo. Nesse cenário, igualaria Grêmio, Palmeiras, Santos e São Paulo, todos com três conquistas até o momento.
Por fim, vale lembrar que o Rubro-Negro ainda é vice-líder do Campeonato Brasileiro e está na semifinal da Copa do Brasil. Se conquistar os três títulos, o Flamengo repetirá o feito do Cruzeiro em 2003, com a conquista da tríplice coroa ‘perfeita’.
Dorival Júnior prevê final complicada:
Em entrevista coletiva após a classificação à final da Libertadores, o técnico Dorival Júnior falou sobre a hegemonia recente dos brasileiros na competição. O Flamengo ainda pode ser campeão com a melhor campanha da história do torneio, mas o comandante faz questão de pregar cautela
“É importante ter essa possibilidade. Vamos trabalhar para que isso se confirme, mas a partida será complicada e difícil, assim como será para o Athletico. É mais uma final brasileira, é uma hegemonia muito importante. Quando damos atenção para as competições sul-americanas, as equipes brasileiras melhoraram em conquistas. Fico feliz, o momento é importante para o clube. Mas nós temos que trabalhar para conquistar, que é o objetivo”, disse.
“O Felipão é uma referência para todos nós, foi meu treinador, por exemplo. Tenho um carinho e respeito muito grande. Ele é um dos mais vitoriosos não só do país, como no mundo. Enfrentá-lo não é simples. Nós temos que nos preparar muito mais, bem melhor. Nós temos que fazer a diferença esse ano para não seremos surpreendidos. Espero que façamos o melhor jogo do ano”, completou o treinador do Flamengo.

